Plano de Manejo
Reserva Extrativista/RESEX - Arraial do Cabo/RJ
Crédito: André Lima
O Plano de Manejo é o documento técnico no qual se estabelece o zoneamento e as normas que orientarão o uso da área, o manejo dos recursos naturais e a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão eficiente de uma Unidade de Conservação (UC), fazendo com que ela alcance seus objetivos de criação.
A base para a elaboração do plano são as informações existentes a respeito da UC, que possibilitam o diagnóstico e a estruturação do planejamento da área. O zoneamento, como parte dessa estrutura, se caracteriza pela setorização da UC em diferentes graus de proteção, com a aplicação de normas e restrições de uso específicas para minimizar impactos e resguardar a biodiversidade, os processos ecológicos e os valores socioculturais do território. Nele são definidos, por exemplo, os locais mais adequados para as construções (estradas, estacionamento, edificações, etc.), para a visitação pública ou para a realização de pesquisas.
Para aprimorar o processo de elaboração dos Planos de Manejo e torná-lo mais dinâmico, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolveu uma metodologia que se baseia em uma estruturação mínima da UC e na participação efetiva da sociedade. Descrita na forma de roteiro, essa metodologia reforça a necessidade do planejamento das UCs em nível estratégico e estabelece uma abordagem direta e unificada, para que os Planos de Manejo das unidades de conservação de diferentes categorias tenham a mesma linguagem e padrão de qualidade, amparados no princípio da gestão adaptativa, e possam ser elaborados e revisados por meio de procedimentos mais eficientes em termos de tempo e custos.
Acesse a publicação: Roteiro Metodológico para Elaboração e Revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais.
Conheça a metodologia de elaboração dos Planos de Manejo, participe e ajude a fortalecer a gestão das Unidades de Conservação (UCs)!