Gestão de UCs
Parque Natural Municipal do Forte de Tamandaré, Tamandaré/PE
Crédito: Antônio Henrique
As Unidades de Conservação (UCs) brasileiras são geridas por meio de mecanismos propostos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), com a participação de diferentes órgãos nas três esferas do poder público (federal, estadual e municipal) e dos diversos atores sociais. A gestão das Unidades de Conservação (UCs) contribui para a preservação de ecossistemas naturais, a proteção das espécies ameaçadas de extinção e a promoção do desenvolvimento sustentável, bem como para o respeito e a valorização do conhecimento e da cultura de populações tradicionais.
Sob a premissa de que a responsabilidade pela conservação do patrimônio ambiental é de todos, entende-se que as decisões referentes à gestão das UCs também devem ser compartilhadas. Assim, sua implantação tem como diretriz fundamental a participação da sociedade, que se efetiva e legitima por meio dos Conselhos Gestores das UCs (inserir link pra sub-página específica).
O Plano de Manejo (inserir link pra sub-página específica) é o principal documento orientador sobre as práticas a serem adotadas dentro de cada unidade e em seu entorno e um dos principais instrumentos de gestão de UCs.
Para monitoramento da efetividade de gestão das Unidades de Conservação recomenda-se a utilização do Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão (SAMGe) (inserir link pra sub-página específica), desenvolvido e institucionalizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e disponibilizado também para utilização pelas UCs estaduais, municipais e reservas particulares, desde que estejam com cadastro ativo no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - CNUC. (inserir link)
O SIMRPPN – Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (inserir link pra sub-página específica) é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para registrar e acompanhar o processo de criação e gestão de UCs da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), e poderá ser utilizado por todos os órgãos gestores cadastrados no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - CNUC.
Conheça, participe e ajude a fortalecer a gestão das Unidades de Conservação (UCs)!
Saiba mais: