Projeto “Centro de Memória do Ministério da Justiça e Segurança Pública”
Com 202 anos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública detém um importante acervo histórico e cultural.
O lançamento do Projeto de Restauração do Palácio da Justiça contempla uma exposição temporária selecionada pelo Sr. Rogério Carvalho, diretor curador dos Palácios Presidenciais da Presidência da República.
A amostra apresenta móveis clássicos que foram trazidos do Rio de Janeiro/RJ na época da inauguração do Palácio da Justiça, em 1972 - utilizados até hoje como móveis de escritório em nossas dependências- e peças que serão restauradas, em parceria com a Câmara dos Deputados, no escopo do Projeto que está sendo lançado. Também serão expostos mobiliários de designers influenciados pelo movimento modernista europeu, período marcado pela simplicidade, funcionalidade e estética clean.
A exposição também conta com quadros e plantas arquitetônicas que remontam à construção do Palácio da Justiça e aos jardins de Burle Marx.
Confira algumas das peças selecionadas e aproveite a exposição.
EAMES LOUGE CHAIR
Tipo: Poltrona
Design: Charles e Ray Eames
Marca: Herman Miller ou Vitra
C 83,2 x L 66,00 x A 80,00 cm
Descrição:
A Eames Lounge Chair têm suas origens nas pesquisas de Charles e Ray com a moldagem de madeira compensada e o desejo de melhorar um acessório familiar em muitas salas de estar: a poltrona. Usando a cadeira club inglesa como inspiração, Charles disse que buscou projetar uma versão moderna da cadeira, uma que tivesse "a aparência calorosa e receptiva”. As estruturas possuem 7 camadas de madeira. As almofadas são individualmente estofadas e substituíveis. Os suportes traseiros e bases, tanto da poltrona como da otomana, são de alumínio fundido. A base da poltrona tem um mecanismo de suporte giratório integrado. Os amortecedores são de borracha natural resistente. Os deslizadores de aço inoxidável são ajustáveis.
SOFÁ CUBO
Tipo: Sofá 3 lugares
Design: Jorge Zalszupin
Marca: L'Atelier
C 260,00 x L 86,00 x A 62,00 cm
Descrição:
Desenhado por Jorge Zalszupin no final da década de 1970, a linha Cubo é diferente de suas outras coleções. Leves e feitas em madeira, essas são peças estofadas, e prezam pelo conforto. O grande diferencial em sua estética é que tanto o assento quanto encosto parecem ter sido cuidadosamente esculpidos a partir de um cubo sólido, e o pesponto aparente que realça o desenho de suas formas.
MR245
TIPO: Cadeira
DESIGN: Mies Van der Rohe
MARCA:
-
C 60,00 x L 56,00 x A 80,00 cm
Descrição:
A Cadeira MR245, projetada pelo arquiteto e designer alemão Ludwig Mies van der Rohe em 1929, é um exemplo icônico do movimento modernista. Parte da série MR, a cadeira MR245 reflete a filosofia de Mies van der Rohe de "menos é mais", com seu design limpo e estrutura em aço tubular cromado, inspirada na tecnologia da época.
Criada originalmente para o Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de Barcelona, a MR245 simboliza a busca de Mies por uma forma pura e funcional, destacando-se como um marco no design de mobiliário do século XX.
MESA DE CENTRO CUBO
TIPO: Mesa de centro
DESIGN: Jorge Zalszupin
MARCA: L’Atelier
C 86,00 x L 86,00 x A 36,00 cm
Descrição:
Zalszupin desenvolveu a Mesa Cubo como parte de sua coleção de móveis sofisticados e funcionais, no final dos anos 70. A mesa é caracterizada por sua forma simples e elegante, com uma estrutura em madeira nobre e acabamento refinado, refletindo a abordagem minimalista de Zalszupin e sua busca por funcionalidade.
LC2
Tipo: Poltrona
Design: Le Corbusier
Marca: Le Corbusier
C 96,00 x L 70,00 x A 69,00 cm
Descrição:
A Poltrona LC2, projetada pelo renomado arquiteto suíço-francês Le Corbusier, é um ícone do design moderno, criada em 1928 em colaboração com os designers Charlotte Perriand e Pierre Jeanneret. Parte da coleção "Grand Confort", a LC2 é uma expressão da filosofia de Le Corbusier de unir funcionalidade e estética.
Com sua estrutura tubular de aço cromado, estofamento em couro e design minimalista, a LC2 foi concebida para ser uma "máquina para sentar", priorizando conforto e simplicidade. A poltrona tornou-se um símbolo do modernismo e continua a ser uma peça desejada no design de interiores contemporâneo.
MESA FK1
TIPO: Mesa de canto
DESIGN: Florence Knoll
MARCA: Knoll, Inc.
C 61,00 x L 61,00 x A 80,00 cm
Descrição:
A Mesa de canto da Florence Knoll, projetada na década de 1960, é uma peça fundamental do design moderno, refletindo a abordagem funcional e esteticamente refinada.
A mesa apresenta uma estrutura mínima e uma superfície clara, frequentemente em madeira, mármore ou vidro. Florence Knoll, com seu compromisso com o design de interiores integrado, criou a Mesa de Centro para complementar ambientes contemporâneos, oferecendo tanto praticidade quanto uma estética clean.
BUFFET
TIPO: Buffet
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 180,00 x L 45,00 x A 65,00 cm
Descrição:
O Aparador buffet com 4 portas em madeira laminada, inspirado no design de Florence Knoll, é uma peça que combina a utilização da madeira com a modernidade dos acabamentos em aço. Com faces lisas e o padrão da madeira laminada, o buffet possui um design limpo e funcional.
MESA LATERAL
TIPO: Mesa lateral de aba
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 65,00 x L 43,00 x A 60,00 cm
Descrição:
A Mesa Lateral de aba em madeira ebanizada é um móvel de gosto eclético produzida nas primeiras décadas do século XX.
MESA LATERAL
TIPO: Mesa Lateral
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 59,00 x L 59,00 x A 71,00 cm
Descrição:
Mesa de Canto em madeira lei, com tampo redondo e vidro sobreposto, móvel em estilo ART DECO, produzido nos anos 40. A base arredondada, adornada com entalhes verticais, acrescenta um toque de sofisticação e detalhamento artesanal.
MESA LATERAL
TIPO: Mesa Lateral
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 82,00 x L 54,00 x A 60,00 cm
Descrição:
Mesa Lateral ao gosto Manuelino com influência do estilo nacional portugues . O tampo, com acabamento fumo de rolo, exibe uma textura única e uma profundidade de cor que realça a madeira de jacarandá. Os pés torneados e com bolachas evidenciam o detalhamento característico do estilo Manuelino, conhecido por seus elementos decorativos elaborados e pelarobustez na construção.
Brasil - Século XX, década de 30/40.
MESA OFERECIDA AO DR. CARLOS COIMBRA DA LUZ
MINISTRO DA JUSTIÇA EM 1946
TIPO: Cadeira e Mesa
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 183,00 x L 107,00 x A 78,00 cm
Descrição:
Mesa oferecida ao Dr Carlos Coimbra
Mesa bufete de madeira xxxxxx, lavrada ao estilo nacional português composta de tampo superior com moldura em xxxxxxxx frontal.
Saia em quatro partes intercaladas nos elementos em capitéis estilizados, pernas laterais torneadas em grandes bolachas espirais. XXXXXX por caixilhas com travas torneadas e espiraladas tranversais.
Portugal / Brasil - xxxxxx dos séculos XVII a XIX.
MESA DE ESCRITÓRIO
TIPO: Indefinido
DESIGN: Indefinido
MARCA: a
C 150,00 x L 77,5 x A 71,00 cm
Descrição:
Escrivaninha em estilo Francês com influência de Luis XVI em couro nitrogravado com puxadores e mutíplos em bronze ormulo.
Móvel do início do século XX.
MESA LATERAL
TIPO: Mesa Lateral
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 65,00 x L 46,00 x A 65,00 cm
Descrição:
Mesa Lateral em nogro, estilo inglês com influência chipandelle. Pés de “garra em bola”.
APARADOR BUFFET
TIPO: Aparador
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 200,00 x L 40,00 x A 80,00 cm
Descrição:
Aparador - Buffet em madeira maçiça com detalhes entalhados em formas de losango e cruz em relevo. Possui entalhamento inferior com frisos longitudinais; pés quadrados.
Brasil década de 50/60
CADEIRA GIRATÓRIA
TIPO: Cadeira
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinido
C 73,00 x L 76,00 x A 122,00 cm
Descrição:
Cadeira oferecida ao Dr. Carlos Coimbra.Cadeira giratória ao gosto “Renascença”. Couro no encosto pirogravado e prensado complementado por entalhes de gosto eclético.
Brasil década de 1930 - 1940
ESTANTE EM MADEIRA MACIÇA TORNEADA
TIPO: Estante/Livreiro
DESIGN: Indefinido
MARCA: Indefinida
C 160,00 x L 46,00 x A 171,00 cm
Descrição:
Livreiro Bookcase em jacarandá ao gosto “Renascença”. Possui entalhes, travas de canto e porta torneadas e espiraladas.
Brasil, década de 1940 - 1980