Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública
INTRODUÇÃO
Realizada anualmente desde 2004 e regulamentada pela Portaria nº 265, de 26 de abril de 2021, a Pesquisa Perfil tem coletado informações, em todas as Unidades da Federação, sobre a estrutura organizacional e funcionamento das instituições que compõem o sistema de segurança pública do País (Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Órgãos Oficiais de Perícia), visando subsidiar a elaboração e a execução de políticas públicas para a área.
OBJETIVO DA PESQUISA
Por meio da pesquisa, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) objetiva identificar o perfil organizacional das instituições de segurança pública, coletando e sistematizando informações sobre o estado das instituições de segurança em torno de diversos fatores de caráter administrativo (recursos humanos, materiais e outros aspectos). A pesquisa representa o esforço da Senasp em produzir informações em âmbito nacional que viabilizem a elaboração de diagnósticos organizacionais que, por sua vez, venham subsidiar a elaboração das políticas públicas no campo da segurança, tanto na esfera do governo federal, como na esfera dos governos estaduais.
População alvo: Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Órgãos Oficiais de Perícia.
Abrangência geográfica: Brasil
Nível de divulgação: Por unidade da federação
PRINCIPAIS VARIÁVEIS
Variáveis diversas buscam mapear a estrutura organizacional, gestão da informação, recursos materiais, recursos humanos, capacitação e valorização profissional e ações de prevenção, dentre outros.
METODOLOGIA DE COLETA
Aplicação de questionário do tipo survey, preenchidos pelos estados, geralmente sob a coordenação dos Gestores Estaduais de Estatística integrantes do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e de Rastreabilidade de Armas e Munições e sobre Materiais Genéticos, Digitais e Drogas (SINESP). Os dados são coletados anualmente, referentes às informações do ano anterior, utilizando, quando arbitrável, a data de 31 de dezembro como referência. O tempo previsto entre o início da coleta e a liberação das pesquisas é de até um ano.
DÚVIDAS
Eventuais dúvidas podem ser enviadas para:
Coordenação-geral de Estatística e Análise /DGI/SENASP/MJSP
Esplanada dos Ministérios
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Anexo II
Bloco T - 5º andar - Sala 526
70064-900 - Brasília/DF
Telefone: (61) 2025-9626
E-mail: estatistica@mj.gov.br.