Observatório Democrático de Práticas de Prevenção
Observatório Democrático de Práticas de Prevenção à Violência e Criminalidade no Brasil
Pesquisa Aplicada
A partir de 2003 o Governo Federal propõe uma nova Política Nacional de Segurança Pública, cuja agenda prevê e evidencia a prevenção da violência e criminalidade como uma de suas áreas temáticas de atuação. Deste modo, a prevenção ganha relevância e pauta em outubro de 2003 a reformulação da Lei do Fundo Nacional de Segurança Pública, ampliando a possibilidade de financiamento de ações municipais de prevenção da violência e criminalidade. Desde então, o tema passou a ser trabalhado de forma mais sistemática, levando à necessidade de levantar, sistematizar e disseminar as experiências de programas de prevenção já implementados no país. As experiências levantadas deram origem ao presente Banco de Dados.
Destacamos que essas experiências ainda não foram avaliadas. A Senasp/MJ entende ser relevante iniciar a sua divulgação, mesmo antes da avaliação, objetivando que esse Banco seja uma ferramenta de transferência de conhecimento útil e de fomento à construção de um conhecimento coletivo sobre políticas e programas de prevenção da violência e criminalidade. Assim, tem como objetivo precípuo o fomento e a troca de experiências, de estímulo e a promoção do debate de conceitos e concepções sobre políticas e programas de prevenção da criminalidade e violência, multiplicando marcos referenciais para serem incorporados no desenvolvimento de políticas públicas de segurança.
O principal instrumento desta divulgação e construção é o Banco ora apresentado, contendo atualmente 178 experiências coletadas e cadastradas. Entre as informações coletadas estão as parcerias efetivadas, as dificuldades e soluções encontradas, o público atendido, as ações implementadas, os resultados alcançados e tantas outras informações úteis para uma rica troca de experiências e para a construção do conhecimento coletivo proposto.
Parte do acervo aqui exposto foi coletado a partir do levantamento de práticas de prevenção desenvolvido em 2004 no projeto Arquitetura Institucional do Sistema Único de Segurança Pública na pesquisa intitulada Prevenção do Crime e da Violência e Promoção da Segurança Pública no Brasil. O questionário utilizado nesta pesquisa foi aproveitado na continuidade das atividades de coleta de práticas de prevenção pela Senasp.
Perfil das práticas de prevenção no Brasil
Relatório
Cadastro de Projetos
Questionário para levantamento de informações sobre Programas de Prevenção do Crime e da Violência
Para cadastrar o seu projeto, salve o questionário acima preenchido em formato Word e envie o documento para o e-mail: estatistica@mj.gov.br
Solicitamos também que, quando possível, sejam enviadas fotos das ações desenvolvidas no âmbito do projeto e documento completo detalhando estas ações.
Contato:
Coordenadora Geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública:
Cristina Gross Villanova - (61) 2025.3168 - cristina.villanova@mj.gov.br