Centro de Excelência para a Redução de Ofertas de Drogas Ilícitas - CdE
O projeto piloto do Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE) é fruto de uma parceria inovadora entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAD/MJSP), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A proposta do CdE envolve a produção, reunião e difusão de dados e informações qualificadas sobre a oferta de drogas, mediante a realização de pesquisas e o compartilhamento de evidências científicas. Desta forma, o CdE fornecerá subsídios para a tomada de decisão estratégica no âmbito do Ministério, no que se refere especificamente à redução da oferta de drogas, em especial à repressão ao narcotráfico e ao crime organizado transnacional.
Adicionalmente, o CdE presta apoio técnico ao Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) mediante o fornecimento de dados e informações, realização de análises e, eventualmente, disseminação de conhecimento.
O Centro conta com a expertise da sede do UNODC em Viena e escritórios em diversos países para fortalecer as capacidades estatísticas e analíticas da segurança pública e traçar estratégias de cooperação internacional dentro da temática. Desse modo, as informações produzidas pelo CdE devem facilitar diálogos dentro do Brasil e com países vizinhos na busca por soluções articuladas, coordenadas e integradas para os problemas associados às drogas e ao crime.
Acesse o site que trata especificamente do CdE em: https://www.cdebrasil.org.br
Acesse aqui o 1º Boletim Temático do CdE (“Gestão de Ativos do Tráfico de Drogas – Descapitalização do Crime Organizado para Fortalecer as Políticas Públicas no Brasil”).
Acesse aqui o 1º Estudo Estratégico do CdE (“Covid-19 e Tráfico de Drogas no Brasil”).
Acesse aqui o 2º Boletim (“Monitoramento de Preços de Drogas Ilícitas: Lições aprendidas na Colômbia e possíveis desafios no Brasil”).
Acesse aqui o 3º Boletim ("Diagnóstico dos Laboratórios de Química e Toxicologia Forense das Políticas Científicas do Brasil").
Acesse aqui o 4º Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR).
Acesse aqui o 5º Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR).