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O que é o SEI!?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é o sistema de tramitação de processos digitais no serviço público. Para acompanhar o andamento de processos de seu interesse, além de enviar, receber e assinar documentos eletronicamente, é preciso fazer um cadastro e criar um usuário.
Usuário pessoa física
Veja no vídeo ao lado como se cadastrar e se tornar um usuário externo no SEI! Para mais detalhes, confira também o Manual do usuário SEI!.
IMPORTANTE: Por motivo de segurança, para se cadastrar no SEI, é preciso utilizar um e-mail que contenha, ao menos, o nome ou o sobrenome do usuário. Por exemplo, a Maria da Silva precisa se cadastrar com um e-mail que tenha maria ou silva. Caso contrário, o cadastro não será finalizado.
Isso também se aplica a instituições da sociedade civil que prestam serviços a solicitantes de refúgio e a refugiados. Para poder fazer peticionamento eletrônico pelo SEI!, é preciso que o representante se cadastre como usuário externo com um e-mail que contenha o seu nome ou o sobrenome para ter o login ativado. Em caso de dúvidas, contate diretamente o SEI! pelo e-mail sei@mj.gov.br ou entre em contato pelo número de telefone (61) 2025-9734, informando o nome completo e o CPF.
Solicitante de refúgio
O Protocolo de Refúgio é o seu documento de identificação. Ao se cadastrar como usuário externo no SEI!, coloque os 15 primeiros números do seu Protocolo no campo "RG" (não escreva os dois últimos números). A equipe do SEI! irá verificar sua identidade quando você enviar uma cópia digitalizada do seu Protocolo.
Veja no vídeo tutorial como se cadastrar no SEI!