Participação Social
O que é uma conferência?
Uma conferência é um importante instrumento de participação social que reúne diversos segmentos representativos da sociedade para debater e avaliar políticas públicas e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento nos três níveis de governo: municipal, estadual e nacional. Elas são espaços de diálogo social e construção coletiva, nos quais atores diversos apontam suas demandas e contribuições em relação à política pública e a como ela se materializa em serviços nos territórios e comunidades. São exemplos as conferências de Saúde, de Educação e da Assistência Social.
Como funciona uma conferência?
No geral, as conferências são convocadas pelo poder público ou pelo conselho que exerce o controle social sobre cada uma destas políticas públicas, ou por ambos.
Em modelos que incorporam a experiência de conferências livres, as atividades podem ser organizadas por atores diversos como organizações da sociedade civil, coletivos, associações de bairro, universidades, sindicatos, etc.
As conferências podem contar com diversas etapas de discussão até culminar em uma etapa final, nas quais delegações advindas das etapas anteriores pactuam prioridades a serem levadas às instâncias governamentais para serem consideradas e incorporadas às políticas públicas.