Notícias
Workshop discute o Sistema Único de Segurança Pública em Brasília
Foto: Dan Dutra/MJSP
Brasília, 27/09/2023 - A gestão de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e políticas públicas voltadas para a segurança começaram a ser discutidas, nesta quarta-feira (27), no 1º Workshop do Sistema Único de Segurança Pública. O evento vai até a próxima sexta (29) e reúne cerca de 50 profissionais da área de diversos estados em Brasília, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
De iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), o encontro tem como público-alvo os responsáveis pela gestão do fundo em seus estados. O objetivo é mostrar a relevância de um planejamento eficaz na utilização dos recursos do FNSP e aprimorar as ações de melhoria na qualidade de vida dos profissionais da segurança pública. Além de palestras, estão previstas dinâmicas em grupo com a participação ativa dos inscritos.
Segundo o secretário da Senasp, Tadeu Alencar, esta é uma oportunidade de troca de impressões sobre o FNSP e a experiência dos estados. “O workshop se faz essencial para alinhar estratégias, compartilhar boas práticas e assegurar que os recursos do Fundo sejam empregados com eficiência e transparência. Juntos, trabalhamos em prol de comunidades mais seguras e de profissionais de segurança mais valorizados", pontuou.
A alocação de recursos do Fundo aos estados e ao Distrito Federal é estabelecida pela Lei 13.756, de dezembro de 2018.
“Temos duas novas portarias que modernizam a gestão do Susp, que são a 429/23 e a 430/23 e precisávamos ter um contato mais próximo com os gestores do Fundo nos estados”, explicou a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo. “Um momento para explicar detalhadamente a eles as portarias, até mesmo porque terão de elaborar um plano de ações para uso dos recursos”, completou.