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Uma década do Sinesp
Há dez anos os cidadãos e os profissionais de segurança pública, fiscalização, controle e justiça ganharam uma ferramenta de busca e pesquisa de dados criminais e cadastrais: o Sinesp. O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) tem como principal objetivo a centralização de dados e informações que facilitem as rotinas de abordagens, investigações e inteligência policial, bem como promover mais segurança aos agentes e demais profissionais envolvidos.
Os dados consolidados pela plataforma também servem para subsidiar e desenvolver planejamento estratégico e sistêmico de segurança pública. Uma das suas principais soluções é o Sinesp Infoseg. O ambiente restrito a profissionais de segurança pública, fiscalização, justiça e órgãos de controle, oferece acesso imediato e seguro a dados sobre indivíduos, veículos, armas e outras informações essenciais à tomada de decisão. Conhecimentos estes que são essenciais para os profissionais que atuam no dia a dia em abordagens veiculares e pessoais. Atualmente o Sinesp Infoseg possui mais de 136 mil usuários, 600 órgãos do judiciário estão cadastrados e 113 mil consultas são realizadas diariamente no aplicativo.
Cidadão
Seguindo a Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Para permitir a participação colaborativa do cidadão na segurança pública, foi desenvolvido o aplicativo Sinesp Cidadão. O app permite a consulta de pessoas procuradas pela justiça, com fotos e resumo dos delitos cometidos, consulta de veículos com restrição de roubo e furto, dentre outros recursos. É importante reforçar que nunca se deve abordar um procurado e sim ligar imediatamente para o 190, telefone de emergência da Polícia Militar. Com o cadastro no e-gov, que é gratuito e digital, o cidadão ainda tem acesso à lista de veículos roubados e os mandados de prisão em aberto.
Em dez anos, mais de 15 milhões de pessoas em todo o país fizeram o download do app. Além disso, foram realizadas mais de 1 bilhão de consultas por meio da ferramenta digital. O aplicativo está disponível para download para IOS e Android na Apple Store e Play Store.
Delegacia Virtual
Outro sistema criado no âmbito do Sinesp em benefício ao cidadão é a Delegacia Virtual (Devir). Por meio dela, é proporcionado o registro rápido e seguro de crimes, em meio digital. A comunicação do delito criminal é feita por meio deste link (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/). Para fazê-lo, o cidadão precisa ter mais de 18 anos e possuir conta no e-gov.
O objetivo é a celeridade no atendimento ao cidadão, além de gerar economia para os estados, pois a tecnologia já está disponível para eles com todos os custos de desenvolvimento e sustentação feitos pela União. A solução Sinesp Devir é disponibilizada aos estados após a manifestação dos mesmos. Atualmente o Sinesp Devir está em dez estados: Acre; Alagoas; Amapá; Amazonas; Bahia; Piauí; Rio Grande do Norte; Roraima; Sergipe e Tocantins.
Em dois anos foram registradas mais de 940 mil ocorrências. As principais modalidades informadas foram: perda ou extravio de documento ou objeto (312.139); furto (137.625); estelionato (114.777); acidente de trânsito sem vítima (87.638) e roubo (83.829).
Integração
O Sinesp Integração foi criado para, a partir de dados de boletins de ocorrência, consolidar as principais informações de segurança pública. No local, são tratadas informações de diversos sistemas, como o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP/CNJ) e a Base Nacional de Veículos do Denatran. Além de bancos de dados estaduais.
O Integração já comporta dados de todas as regiões do país e aproximadamente 80 milhões de boletins de ocorrência foram integrados ao sistema. Com base nessas informações, todos os órgãos de segurança podem adotar políticas públicas mais assertivas e melhor utilizar os recursos.
Outros módulos
O Sinesp CAD é a Central de Atendimento e Despacho e funciona como suporte e integração dos serviços emergenciais e entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal. O Objetivo é otimizar o planejamento operacional na ponta. O Sinesp CAD já tem mais de 8,7 milhões de chamadas centralizadas, 271 centros integrados e 78 agências em 26 estados.
Já o Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) foi criado para estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrências e procedimentos policiais. É fornecido gratuitamente às unidades da federação. Por meio dele, é possível identificar fenômenos criminais.
O PPE também tem o objetivo de implantar o procedimento exclusivamente eletrônico em todas as suas fases, com a substituição da utilização de papel, o que gera economia de tempo e recursos financeiros e segue as normas ambientais.
Mais de 4,4 milhões de boletins de ocorrência e 474 mil procedimentos de polícia já foram registrados através do Sinesp PPE. Mais de 2 mil unidades de registro (delegacias e outras unidades policiais) estão cadastradas em 10 estados diferentes.