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Uber e 99 terão que explicar cancelamentos de viagens
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Brasília, 24/06/2022 (MJSP) - Sucessivos cancelamentos de viagens e a cobrança de altos valores, supostamente praticados pelas empresas de transporte por aplicativo Uber e 99, levaram a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública a cobrar explicações das empresas. De acordo com a notificação emitida nesta segunda-feira (20), as supostas práticas têm sido amplamente noticiadas pela imprensa.
Segundo a análise do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), demandas de clientes junto às plataformas de atendimento gerenciadas pela Senacon, como o Sistema Nacional de Informações e Defesa do Consumidor (Sindec) e o consumidor.gov.br, identificaram problemas relacionados a cobranças indevidas, dificuldades no reembolso e não fornecimento de serviço.
Com a notificação, a Senacon busca esclarecer, entre outros pontos, sobre a política de cancelamentos de viagens, os canais para reclamações e se há punições para irregularidades cometidas pelos motoristas.
As empresas têm 10 dias para prestar as informações.