Notícias
MJSP coordena operação para garantir segurança do Enem 2023
Foto: Tom Costa/MJSP
Brasília, 03/11/2022 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é o responsável pela Operação Enem 2023, que acontece de 1º a 17 de novembro, sendo que as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 deste mês. Em todo o país, profissionais de diversas áreas de órgãos federais, estaduais e municipais estão atuando de forma integrada para monitorar possíveis ocorrências em locais que se relacionam com a saída de provas da gráfica, escolta de malotes, rotas de distribuição, locais de armazenamento e realização do certame.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao MJSP, possui a função estratégica de promover a integração das instituições participantes de operações nacionais ou regionais. Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 será feito pelas forças de segurança por suas respectivas secretarias de segurança pública ou estruturas similares. Cada órgão irá atuar dentro da sua atribuição legal.
Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, explicou a importância e o objetivo da Operação Enem 2023. “Estamos trabalhando para fomentar a integração entre os órgãos de segurança pública para o desenvolvimento de ações policiais de inteligência, ostensivas, preventivas e repressivas com a finalidade de garantir a realização pacífica e segura do Enem 2023, durante todo o período que envolve o concurso”, afirmou Alencar.
A atuação integrada envolve a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa (MD), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Secretarias de Segurança Pública - Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - Guardas Municipais, além de concessionárias de energia, água e telefonia e Consórcio Aplicador.
Enem 2023
O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação, para avaliar o desempenho dos estudantes e colaborar para a autoavaliação, acesso à educação superior, a financiamentos e apoio estudantil, além do desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Neste ano foram 3.396.632 inscrições, em 1.750 municípios do país, sendo: 1.424.076 na Região Nordeste; 1.305.430 na Região Sudeste; 453.501 na Região Norte; 333.501 na Região Centro-Oeste; e 417.708 na Região Sul. A aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade e a reaplicação de provas por força de decisão judicial vai acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.