Notícias
Sistema SinespCad é lançado em Palmas (TO)
Brasília, 21/11/2022 - A Guarda Municipal de Palmas (TO), a Defesa Civil e a Superintendência de Trânsito e a Diretoria de Fiscalização Urbana receberam, nesta semana, a equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a implementação do SinespCad.
O SinespCad é uma ferramenta disponibilizada para forças de segurança pública, de forma gratuita, que permite o atendimento a ocorrências solicitadas a partir de números emergenciais, como por exemplo: 190, 193, 197. Além de promover uma integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, por meio do acesso às informações das ocorrências.
Entenda
O sistema fornece aos profissionais de segurança pública uma solução de Tecnologia da Informação, que permite o atendimento a ocorrências solicitadas a partir dos números emergenciais e promove uma integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal, por meio do acesso às informações das ocorrências. Isso permite uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis.
O sistema já opera em 258 centros de atendimento e 69 agências de segurança pública localizadas em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Maranhão; e em 18 cidades de outras unidades: Campo Grande (MS); Camaragibe (PE), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), Mossoró (RN), Paulista (PE) e Recife (PE); Botucatu (SP), Caçapava (SP), Campinas (SP), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Juiz de Fora (MG), Mococa (SP), Monte Alto (SP) e São Carlos (SP); Porto Alegre (RS) e Novo Hamburgo (RS). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também faz uso da ferramenta em todo o país.
Além de padronizar os boletins de ocorrência, o SinespCad integra outras duas soluções do MJSP voltadas aos operadores de segurança pública: o aplicativo Agente de Campo, que permite consultar ocorrências em tempo real e fazer pesquisas operacionais, e o sistema SinespPPE, que padroniza registros de ocorrências e procedimentos policiais. Por meio dele, também é possível identificar fenômenos criminais e assim planejar ações específicas.