Notícias
Senad e OEA se unem para lançar treinamento online com base no Currículo Universal de Prevenção
Brasília, 05/12/2023 - Em reunião técnica realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Brasília, especialistas no campo da prevenção do uso de substâncias psicoativas revisaram o inovador Currículo Universal de Prevenção (UPC). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Cicad.
O Currículo UPC (Universal Prevention Curriculum) foi concebido para capacitar profissionais de prevenção, fornecendo conhecimentos essenciais em prevenção baseada em evidências (PBE) e estratégias eficazes. A série de treinamentos, composta pelo Curso Core e diversas especializações, visa dotar os implementadores de habilidades relacionadas a conteúdo, estrutura, entrega eficaz, e monitoramento de intervenções e políticas.
“Essa parceria com a Cicad será essencial para nossa proposta de ampliar a oferta de capacitações na área de prevenção no Brasil, atingindo municípios de todo o país e possibilitando o avanço de uma pauta de prevenção focada em evidências científicas”, disse a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado.
A reunião técnica teve como foco principal a revisão por pares da versão online dos Cursos Core e Escolas, realizada de forma híbrida e com participação de Nara Araújo e Flora Lorenzo, da Senad; Isabelina Araújo, da Cicad; Sheila Murta e Maria Inês Gandolfo, da UnB; e Viviane Hoffmann, consultora da Senad. Houve, ainda, participantes online, incluindo a pesquisadora Zila Sanchez (Unifesp), e o desenvolvedor do Programa Online do UPC, Andreas Hein.
Formações
Como parte das atividades programadas, está prevista a formação de treinadores do UPC no Distrito Federal em fevereiro de 2024, seguida pela formação de professores no curso Core no Rio de Janeiro em abril de 2024. Posteriormente, em agosto de 2024, está agendada a formação de professores no curso de especialização escolar, também no Rio de Janeiro.
A diretora de Prevenção e Reinserção Social da Senad, Nara Araújo, destacou a importância da Secretaria fomentar a tradução, adaptação e oferta de capacitações nas áreas que sejam comprovadamente baseadas em evidências científicas. “Existe uma demanda por capacitações na área, que, sem nossa atuação, será suprida por outros meios, nem sempre conectados com as melhores práticas disponíveis”, afirmou Nara.
Esta iniciativa, que visa fortalecer a capacidade dos profissionais de prevenção, representa um passo significativo na promoção de abordagens eficazes e baseadas em evidências na prevenção do uso de substâncias psicoativas. A parceria Senad/OEA continuará a impulsionar a implementação desses cursos independentes, contribuindo para a construção de comunidades mais informadas e preparadas para enfrentar os desafios relacionados ao uso de substâncias.