Notícias
Senacon participa de Grupo de Trabalho que debate pirataria digital e cibercrime
Foto: Divulgação
Brasília, 02/04/2024 - Capacitação, desenvolvimento de boas práticas e troca de experiências entre os países no combate à pirataria digital, fraudes eletrônicas e redes criminosas que atuam com criptomoedas. Esses são os principais objetivos da 2ª reunião do Grupo de Trabalho sobre Pirataria Digital do Hemisfério Ocidental, que termina na quinta-feira (4), em Londres, Inglaterra. A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP), participa do evento por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Crimes contra a Propriedade Intelectual (CNCP).
De acordo com o secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Crimes contra a Propriedade Intelectual (CNCP), Andrey Corrêa, “participar do encontro permite um rico intercâmbio de modos de atuação e de experiências entre os países, especialmente do bloco latino-americano”. Ao participar das discussões, Andrey Corrêa destacou que “os crimes digitais investigados apresentam forte característica transnacional e sem o esforço concentrado entre os países não é possível atacar as grandes redes criminosas que atuam no ambiente virtual”.
Durante o evento, foram realizadas análises de casos, planejamento de operações futuras e proferidas palestras por organizações como Interpol, Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, Agência da União Europeia para Cooperação Judiciária Penal, Polícia de Manchester, Polícia da Cidade de Londres, Centro de Propriedade Intelectual do Homeland Security Investigations dos Estados Unidos e Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido.
Saiba mais
O Grupo de Trabalho de Pirataria Digital (GT) é organizado pelo Escritório de Desenvolvimento, Assistência e Capacitação (OPDAT) do Departamento de Justiça dos EUA, com a colaboração da Seção Internacional de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos EUA, e constitui uma ferramenta de cooperação, treinamento, troca de informações e boas práticas sobre a investigação de pirataria digital entre promotores, investigadores, policiais, membros de entidades reguladoras, da região da América Latina e Caribe.
O GT se reúne a cada seis meses em uma cidade diferente, tanto na região dos Estados Unidos, quanto em todo o mundo, e proporciona aos membros oportunidades de se conectar para discutir as tendências atuais da pirataria digital e colaboração nas investigações relacionadas ao cibercrime. Em setembro de 2023, os membros do GT tiveram sua primeira reunião presencial em Pittsburg, Estados Unidos.