General
Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas visita comunidades terapêuticas
O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, conheceu nesta quinta-feira (01/08) mais uma comunidade terapêutica, em Blumenau (SC). O Centro de Recuperação Nova Esperança é a quarta entidade visitada pelo secretário, que ainda tem visitas agendadas em comunidades terapêuticas do Paraná, Ceará, Piauí, São Paulo e Alagoas.
As entidades são participantes do processo de chamamento público para geração de 6.800 vagas de acolhimento gratuito em todo o país, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). “As comunidades terapêuticas visitadas fazem o trabalho de acolhimento com resgate da cidadania e da autoestima”, avaliou Maximiano.
O edital de chamamento público é dividido em três fases: habilitação, que prevê verificação da regularidade jurídica, fiscal e trabalhista e situação econômico-financeira da entidade; pré-qualificação, que exige verificação da condição técnica da entidade; e contratação.
Os recursos para ação são provenientes do Fundo Nacional Antidrogas, com o pagamento de R$ 1 mil, mensais, pelos serviços de acolhimento de adultos e R$ 1,5 mil, por mês, para crianças, adolescentes e mães em fase de amamentação.
Os gestores, profissionais e voluntários em serviço nas entidades habilitadas deverão participar de curso para capacitação e atualização profissional oferecido pela Senad e certificado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O edital pode ser acessado nos endereços eletrônicos www.senad.gov.br, www.obid.senad.gov.br e www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer.