Notícias
Secretário-executivo do MJSP recebe comenda da Ordem do Mérito da AGU
Foto: Jamile Ferraris/MJSP
Brasília, 15/08/2024 – O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, foi condecorado com a comenda da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União (AGU), nessa quarta-feira (14), no Clube Naval, em Brasília.
O ministro Ricardo Lewandowski participou da cerimônia, que contou com a presença de outras autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além de profissionais e personalidades do meio jurídico e político.
O chefe da pasta foi condecorado com a comenda em novembro de 2023, como ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e presidente do Observatório da Democracia.
Para Manoel Carlos de Almeida Neto, “é uma grande honra ser lembrado pela Advocacia-Geral da União, que tão bem cumpre sua elevada missão constitucional de representar a União. Colho essa homenagem, mas não de maneira pessoal. Divido e compartilho essa distinção com os valorosos servidores do Ministério da Justiça e Segurança Pública”.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, ressaltou os esforços da AGU para dar suporte jurídico às políticas públicas que concretizam direitos previstos na Constituição Federal de 1988. "Inspirada pela trajetória do presidente [da República] e instada por ele diariamente a trabalhar em prol do desenvolvimento e da democracia de nosso país, a AGU redirecionou seus esforços, desde janeiro de 2023, para dar suporte jurídico às políticas que transformem em realidade as promessas da Constituição Cidadã de 1988", afirmou Messias.
Também receberam a comenda a chefe de gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, Ana Maria Alvarenga Mamede Neves; o assessor-especial do ministro da Justiça, Marco Antônio Riechelmann Júnior; e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Ordem do Mérito
A condecoração é concedida anualmente a pessoas e organizações que prestaram relevantes serviços à AGU e pode ser conferida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. A honraria foi criada pelo Decreto nº 8.625/2015.
*Com informações da AGU