Notícias
Saju discute medidas para combater o racismo nos estádios de futebol
Brasília, 25/05/2023 - Diante do aumentos de denuncias de violência e racismo ocorridos nos estádios de futebol, a Secretaria de Acesso à Justiça(Saju/ MJSP) e o Observatório da Discriminação Racial do Futebol discutiram, nesta quarta-feira (24), sobre a criação de protocolos de segurança nos estádios para orientar as forças de segurança e os juizados especiais em caso de racismo e violência no ambiente de futebol brasileiro.
Segundo o secretário da Saju, Marivaldo Pereira, o caso ocorrido com o jogador Vinícius Júnior, na Espanha, neste mês, é um exemplo de uma situação extremamente grave no futebol e que não deve ser naturalizada em nenhum país. “Não podemos mais naturalizar práticas de racismo e de homofobia nos estádios. Por isso, a ideia é adotar no Brasil medidas que possam fazer com que a realidade de racismo seja transformada e a gente não vivencie mais a prática de crimes como o público assistiu e vitimou o jogador Vinícius Júnior ", destaca.
O diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho, foi recebido pela pasta para discutir sobre racismo nos estádios, já que a entidade é referência no Brasil por esse tipo levantamento de dados, por meio do Relatório de Discriminação Racial, publicado anualmente pelo observatório.
Na ocasião, foi levantada a necessidade da criação de protocolos de segurança antirracistas nos estádios por meio do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). Marcelo Carvalho sugeriu que as medidas sejam criadas com objetivo de subsidiar as forças de segurança e os juizados especiais em caso de racismo e violência no ambiente de futebol.
“Sugeri na reunião que a proposta do protocolo de segurança de combate ao racismo seja elaborada pelo Ministério da Justiça e encaminhada à CBF para a sua aplicação nos estádios em todo o Brasil”, explica o diretor Marcelo Carvalho.
Segundo a Saju, as propostas serão discutidas com a Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) para que a pauta de combate ao racismo no futebol avance.
Observatório da Discriminação Racial do Futebol
Projeto criado pela sociedade civil com intuito de debater, alertar e conscientizar a população sobre a discriminação racial no futebol brasileiro. Além disso, o Observatório monitora, acompanha, além de noticiar os casos de racismo no futebol no Brasil, desenvolvendo ações informativas e educacionais que visem erradicar a discriminação.
O Observatório tem se tornado uma ferramenta de consulta para pesquisas acadêmicas, imprensa e público em geral. A partir do monitoramento dos casos, a entidade lança anualmente o Relatório da Discriminação Racial, que hoje já não contempla apenas casos com ocorrências no futebol, mas também relata casos envolvendo atletas brasileiros de outros esportes, assim como outras formas de preconceito e discriminação como xenofobia, lgbtfobia e misoginia. Acesse o último relatório de 2021.