Notícias
Pronasci 2 é lançado em Curitiba
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 14/04/2023 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta sexta-feira (14), o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci 2, no Paraná, em cerimônia realizada em Curitiba. Na oportunidade, foram entregues equipamentos e serviços para o fortalecimento da Segurança Pública na região. Estiveram presentes o ministro Flávio Dino, o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio.
O ato foi marcado pela entrega de 41 viaturas descaracterizadas, nove viaturas Pronasci, nove drones, 76,9 mil munições e 65 pistolas 9 mm. Em seu discurso, o titular do MJSP, ministro Flávio Dino, ressaltou a finalidade de cumprir objetivos fundamentais. E, além de relançar o Pronasci, entregar viaturas e reforçar a parceria entre o Governo Federal e o Paraná em relação ao Fundo Nacional de Segurança Pública. “O Pronasci traz viaturas, bolsa formação e trará para o Paraná outras iniciativas, entre as quais está o reforço da Casa da Mulher Brasileira. Também estamos divulgando a existência de dois editais no valor de R$ 250 milhões, e eles estão abertos ao governo do estado e aos municípios”, pontuou Dino.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, lembrou de outros recursos que foram liberados pelo MJSP que foram essenciais para o desenvolvimento do Estado. “Nós já fizemos um investimento grande na construção de novos presídios, pois tínhamos um problema crônico de ser o estado com mais presos em delegacias e hoje temos uma das polícias civis mais eficientes do Brasil porque hoje a PC do Paraná não cuida mais de presos e faz sua missão de investigação”, disse o chefe do Executivo paranaense. Sobre as viaturas entregues, Ratinho já garantiu que serão distribuídas para atender todas as forças de segurança, em especial ao combate da violência e proteção da mulher.
Pronasci 2
Lançado em 15 de março, o Pronasci 2 tem em seus eixos prioritários o fomento às políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência; combate ao racismo estrutural e à violência de gênero; bolsa-formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
Executado pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, o programa tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.
Os eixos estão alinhados com o Plano Nacional de Segurança Pública, que tem como objetivo a redução da taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030, além da redução de taxas envolvendo mortes violentas de mulheres e de lesão corporal seguida de morte.
Dentre as ações já executadas, estão a entrega de 270 viaturas para o fortalecimento das patrulhas Maria da Penha e a formulação de licitação para a construção de 40 Casas da Mulher Brasileira, em cooperação técnica com o Ministério das Mulheres, no valor de R$ 344 milhões.