Notícias
Policiais são qualificados pelo MJSP para fazer análise forense em áudios
Brasília, 11/08/2022 – Entre os dias 8 de agosto e 2 de setembro, 24 peritos de 15 estados do país serão capacitados, em Brasília, para aperfeiçoar a análise forense de áudios. É a 2ª etapa de uma capacitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Este módulo se chama Curso Perícia de Comparação de Locutor.
Esse tipo de verificação serve para atestar a veracidade do conteúdo e saber se houve alguma edição, o que, muitas vezes, é decisivo para comprovar se alguém é inocente ou culpado. Entre os conhecimentos necessários para análises em gravações estão a linguística e a fonética acústica. Todos eles são abordados nas 158 h/aulas da capacitação.
Etapas
A formação é dividida em três etapas. A primeira, o Curso Básico de Perícias em Registros de Áudio, aconteceu em setembro de 2021. A segunda, acontece neste mês de agosto. Para chegar à terceira etapa, os peritos têm que ter participado das duas primeiras.
Além de oferecer os conhecimentos necessários para o exame pericial em áudio e contribuir para a qualificação dos profissionais, o objetivo é uniformizar a terminologia e os procedimentos relacionados aos exames periciais.
Os três módulos são oferecidos pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e contam com o apoio do Instituto Nacional de Criminalística (INC), por meio do Serviço de Perícias Audiovisuais e Eletrônicos (Seapel).