Notícias
Parcerias com municípios em discussão no MJSP
Brasília, 29/03/2023 - O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, recebeu, na tarde desta quarta-feira (29), no Palácio da Justiça, o prefeito de Recife, João Campos. Na pauta da reunião, que também foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública, Tadeu Alencar, projetos que podem se tornar nacionais, além de parcerias entre municípios e a pasta.
O titular da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) destacou a centralidade das cidades brasileiras no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e o esforço que o MJSP está fazendo para retornar à prática. “Nos últimos anos, os municípios foram totalmente distanciados dessa política pública na área de segurança. Portanto, é muito bom discutir um papel ativo dos municípios, das guardas municipais, dos programas que possam tratar de turismo, centros históricos e cultura”, pontuou Tadeu Alencar.
O prefeito comentou sobre a importância de uma política pública recifense. “A gente falou sobre o Centro Comunitário da Paz (Compaz), uma ação originária da nossa cidade, que hoje já está presente nos quatro campos da capital e a ideia do ministro é poder levar isso como política pública nacional para outros estados brasileiros. Em cada território que tem um Compaz, a gente tem cidadania sendo construída com a comunidade, formação cultural, de arte, de danças, de educação, de esportes. Quando você leva oportunidade você reduz violência e criminalidade”.
Campos também aproveitou a oportunidade para conhecer e se atualizar sobre o trabalho do MJSP. “Sempre é uma honra poder conversar com o ministro Dino, que está fazendo um grande trabalho à frente do Ministério da Justiça. É impressionante o volume de ações”, disse.
Compaz
O Compaz foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania. Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife.