Notícias
Operação conjunta prende lideranças do PCC no Rio Grande do Norte
Mossoró (RN), 15/02/2023 - Uma ação deflagrada pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado (FT-Susp), com apoio da Divisão de Polícia Civil do Oeste do Rio Grande do Norte, Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, polícias Federal, Penal Federal e Penal Estadual prendeu oito pessoas na manhã desta quarta-feira (15/02) em Mossoró, no interior do Estado. Dentre elas, duas mulheres suspeitas de liderarem o braço potiguar da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). As prisões ocorreram nos bairros de Malvinas e Abolição.
A investigação que culminou na operação obteve 22 mandados judiciais junto à Justiça Estadual - dez de busca e 12 de prisão preventiva. Durante o cumprimento, quatro alvos da operação também foram presos em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes. Além das prisões, houve apreensão de duas armas de fogo, munições e aproximadamente um quilo de maconha. Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Mossoró e, após cumpridas as devidas formalidades, transferidos para o sistema prisional, onde ficarão custodiados à disposição da Justiça.
Ao todo, 120 agentes de segurança pública participaram da força-tarefa. Os coordenadores da ação policial acreditam que as prisões realizadas contribuirão para a diminuição dos crimes violentos cometidos no município, e reforçam que o trabalho integrado, coordenado e sistêmico efetivado pelas forças-tarefas é a metodologia mais eficaz de combate à criminalidade.
Força-tarefa do Sistema Único de Segurança Pública
A Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Sistema Único de Segurança Pública é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Penitenciário Nacional, Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN/SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.