Notícias
MJSP reúne órgãos públicos e entidades representativas em Workshop sobre dados e estatísticas
Foto: Igor Coelho/MJSP
Brasília, 11/10/2023 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu, nesta segunda (9) e terça-feira (10), o Workshop Dados e Estatísticas. A ação é realizada por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o encontro reuniu órgãos públicos e do terceiro setor, com o objetivo de produzir propostas de avanços na coleta e análise de dados e na disseminação de informações estatísticas. Além disso, um dos focos foi promover troca de experiências e aproximação das organizações nacionais e internacionais que produzem e/ou compilam dados e informações de interesse da segurança pública.
Foram convidadas organizações do Executivo, Judiciário e Legislativo para apresentarem as respectivas produções no tema e discutirem formas de obter e disseminar os dados e informações para a segurança pública.
Na oportunidade, a Senasp também apresentou o novo painel de estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), como um importante instrumento de consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em atenção à Lei 13.675/2018. Neste ano, a oferta de dados do Sinesp foi ampliada para 28 indicadores de criminalidade, além de outras mudanças, como o registro do número de vítimas e não apenas de ocorrências.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública atuou como curador dos conteúdos, palestrantes e convidados do evento. A moderação e relatoria foram da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), onde o evento foi realizado.
Gestão de dados
“A produção, gestão e integração de dados estatísticos de segurança pública representam uma das entregas estratégicas do Sistema Único da Segurança Pública em três aspectos. Primeiro, pela sua utilização no dia a dia dos profissionais de segurança pública, inteligência e judiciário em todas as unidades federativas do País. Segundo, enquanto insumos para os diagnósticos, análises e planejamento da política pública de segurança. Por último, pela sua importância como fator de integração da atuação dos diversos atores envolvidos com a segurança pública”, destacou o Diretor de Gestão e Integração de Informações da Senasp/MJSP, Felipe Sampaio.
Participaram do Workshop o secretário de Acesso à Justiça do MJSP, Marivaldo Pereira, que compôs a mesa de abertura do evento, além de representantes do Ministério das Mulheres (MM), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público (MP), Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG), Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Outros participantes foram o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIgabom), Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CNDPC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria da Transparência do Observatório da Mulher do Instituto DataSenado.