Notícias
MJSP reforça apoio no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte
Brasília, 17/03/2023 – Os secretários Nacionais de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e de Administração Penitenciária, Rafael Velasco, estão em Natal (RN) para acompanhar o trabalho da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e de outros órgãos que atuam com o objetivo de conter os atos de violência que têm ocorrido na capital potiguar.
O secretário Tadeu Alencar foi recebido pelas autoridades do estado, lideradas pela governadora Fátima Bezerra, com quem teve audiência. Ele visitou vários locais da capital e contou que o transporte coletivo já é mais presente nas ruas, com maior quantidade de ônibus circulando. “A oferta dos serviços públicos tem avançado progressivamente. Com apoio das forças de segurança e com viaturas da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal, a presença do Estado é mais visível”, disse.
“Estamos fazendo aqui o exercício de um dever. O presidente Lula determinou que todo o apoio de seu governo fosse dado ao estado do Rio Grande do Norte e o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem materializado essa confiança. “O Governo Federal, sensível da dificuldade pela qual atravessa o estado, atua para reprimir fortemente a criminalidade organizada. O que vi me deixa satisfeito em relação ao trabalho que vem sendo realizado e dando resultados”, explicou o titular da Senasp.
Durante a visita, Tadeu Alencar percebeu a presença de maior efetivo da polícia nas ruas, além do suporte dos órgãos públicos locais. Segundo o secretário, a população tem acenado com reconhecimento ao trabalho. “Em um momento de crise, aqueles que possuem responsabilidade política e pública devem agir. Não tenho dúvida de que a operação dará resultado e de que, em breve, vamos restaurar a tranquilidade para o povo do Rio Grande do Norte“, garantiu.
Efetivo
O efetivo mobilizado da Força Nacional para atuar no Rio Grande do Norte opera na região, com viaturas caracterizadas e aparato logístico para atuar em situações de crise, bem como equipes especializadas atuando no patrulhamento motorizado e outras dispostas em pontos específicos de Natal, com o objetivo de realizar ações de presença.
Todos os órgãos de Segurança Pública estão envolvidos nesta operação, nas esferas Federais, Estaduais e Municipais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Abin, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança Pública/RN, DFNSP, Trânsito Municipal e Detran, dentre outros).
Apoio logístico
O emprego da Força de Cooperação Penitenciária Focopen (antiga FTIP) tem caráter episódico e planejado, pelo período de 30 dias, a contar de 15 de março de 2023, para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do ente federado solicitante.
Vale ressaltar que a portaria não configura intervenção federal no estado, mas ampara técnica e juridicamente as atividades de cooperação integrada de apoio ao estado.