Notícias
MJSP e UFG realizam aula inaugural de pós-graduação para atendimento de vítimas de violência doméstica
Brasília, 8/12/2022 — Com o objetivo de aperfeiçoar a atuação dos profissionais de segurança pública que atuam na ponta com o atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inicia nesta quinta-feira (8), às 19h, a 1ª pós-graduação lato-sensu em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Com o tema "Panorama da violência contra a mulher no Brasil", a aula inaugural contará com a exposição da secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), Ana Cristina Melo Santiago. E acontecerá por meio da plataforma UFG Digital.
A pós-graduação, na modalidade de Ensino a Distância, é organizada pela Segen, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Com duração de 18 meses e carga-horária de 360 horas. As aulas são divididas em 11 disciplinas e os estudantes aprendem sobre o ciclo da violência doméstica e familiar e sua diversidade.
Além da legislação relacionada à mulher e sua harmonia com as demais legislações específicas de vulneráveis, o atendimento especializado às vítimas de crimes relacionados à violência doméstica e a rede de apoio e o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio.
Capacitações presenciais
Em um ano, a Segen capacitou presencialmente 740 policiais militares, civis, guardas municipais e bombeiros de 18 capitais do país que passaram pelo Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
A capacitação itinerante ocorreu em: Aracaju (SE); Brasília (DF); Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Macapá (AP); Manaus (AM); Natal (RN); Palmas (TO); Recife (PE); Rio Branco (AC); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo (SP), e Vitória (ES).