Notícias
MJSP e Polícia Civil do TO realizam curso do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro
Brasília, 30/03/2023 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica (DRCI), promove, até 31 de março, o Curso de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O evento acontece no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e tem apoio da Polícia Civil do estado.
Além de procuradores e promotores de Justiça, também participam do curso representantes da Polícia Civil, do Ministério Público Federal , Polícia Federal, Secretaria de Estado de Segurança, Receita Federal, Controladoria Regional da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Estado de Fazenda, Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros, totalizando 106 inscritos.
O programa tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional dos agentes públicos do estado e demais operadores do direito que atuam na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção. Para André Zaca Furquim, coordenador-geral de Cooperação Jurídica Internacional do DRCI, a aproximação entre a equipe do DRCI e os profissionais envolvidos com a execução das investigações de lavagem de dinheiro e combate à corrupção é essencial para o aprimoramento dos trabalhos de todos.
“Esta capacitação é uma ótima oportunidade para desmistificar a aparente dificuldade de buscar a cooperação internacional para a instrução das investigações e para compartilhar experiências que possam incentivar a ampliação do uso desta estratégica, a qual, aliás, se faz cada vez mais necessária no enfrentamento da criminalidade organizada”, pontuou o coordenador.
A diretora da Escola Superior de Polícia Civil, Heloísa Helena, salienta sobre o conhecimento compartilhado a partir das parcerias. “A integração que temos com servidores de outros órgãos é de extrema relevância para o nosso crescimento, bem como a participação dos policiais civis nos cursos internos ou externos. Somente com a qualificação profissional e a difusão do conhecimento é que vamos avançar para fazermos uma Polícia Civil cada vez mais eficiente”.
Meta da Enccla
A ação faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), que surgiu em cumprimento à meta 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) de 2004, que tem como objetivo criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, de forma a otimizar a utilização de recursos públicos e a disseminação de uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. Desde a criação do Programa, em 2004, mais de 28 mil agentes públicos já foram capacitados, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.