Notícias
MJSP e Polícia Civil do Paraná realizam capacitação sobre crimes cibernéticos transnacionais

Foto: PCPR
O treinamento é realizado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR).
O coordenador-geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas do DRCI, Rodrigo Sagastume, enfatizou que o encontro é relevante para trocar informações com as autoridades locais e melhorar o diálogo entre os demandantes de pedidos junto à Autoridade Central para a Cooperação Jurídica Internacional . “O Grotius tem importância fundamental para a difusão da cooperação jurídica internacional. A capacitação tem efeito prático visível no incremento da qualidade dos pedidos de cooperação jurídica internacional que chegam ao DRCI”, destacou, em sua palestra no evento.
O delegado-chefe do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nuciber) da PCPR, José Barreto, também destacou a relevância do curso. “Hoje, lidamos com a investigação de crimes cometidos na internet e a gente vê que esses crimes ultrapassam fronteiras. Então, volta e meia, vamos lidar com provedores de aplicação que estão no exterior e precisamos de informações de usuários que estejam utilizando esse serviço. Essa é a importância da parceria com o DRCI e os outros órgãos do MJSP para nos prestar esse apoio, para que nossos pedidos de informações e de dados cheguem até a autoridade estrangeira, promovendo maior agilidade nos trâmites desses procedimentos”, disse Barreto.
Grotius Brasil
Na atual edição do Grotius Brasil estão sendo abordadas as seguintes temáticas: Introdução à Cooperação Jurídica Internacional; Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas; Grupo de Egmont; Atuação internacional; Enfrentamento a crimes cibernéticos; e Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal.
O programa foi instituído em 2010 para incentivar e promover a capacitação de agentes públicos em Cooperação Jurídica Internacional. O objetivo é discutir temas atuais sobre matérias penais e processuais, e de acordo com as necessidades de aprimoramento e especialização das instituições do Poder Judiciário, Ministério Público, instituições policiais, entre outros órgãos.