General
MJ capacita técnicos do BNDES no combate à lavagem de dinheiro
Brasília, 24/2/13 – Cerca de 130 servidores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participam do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), do Ministério da Justiça (MJ), promove a iniciativa em parceria com o BNDES.
O curso integra o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) do MJ. Com um total de 20 horas, a programação contempla palestras, debates e casos práticos. O evento acontece de 25 a 28 de fevereiro, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro.
O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, lembra que desde sua criação, em 2004, o programa já capacitou mais de 12 mil agentes públicos. “Essa iniciativa nasceu dentro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). É importante que os servidores e funcionários públicos estejam capacitados para prevenir e combater os crimes contra a administração pública”, destaca Abrão.
Diversos órgãos, como ministérios públicos, polícias civis, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central e Controladoria Geral da União (CGU), já participaram e colaboram com a iniciativa.
O diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi, considera que o maior legado do curso é a troca de experiências e de conhecimentos acumulados pelos diversos parceiros. “Isso possibilita um ganho de expertise e maior eficácia no combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no país”, ressalta Saadi.
Para mais informações, contate: drci@mj.gov.br .
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br