Notícias
Ministro da Justiça Flávio Dino recebe novos dirigentes regionais das Superintendências da Polícia Federal
Foto: Tom Costa/MJSP
Brasília, 31/05/2023 - O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, recebeu, nesta quarta-feira (31), os novos gestores das superintendências da Polícia Federal dos 26 estados e do Distrito Federal em cerimônia realizada na sede do Ministério.
O encontro contou com a presença do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e do Diretor Executivo da PF, Gustavo Paulo Leite de Souza. Também participaram do encontro diretores e coordenadores-gerais da Polícia Federal.
A reunião teve por objetivo alinhar as estratégias de atuação da PF por todo o país, bem como discutir soluções para as demandas das unidades regionais e descentralizadas.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, destacou a importância do evento para a apresentação dos novos dirigentes e o alinhamento das diretrizes da instituição com o Ministério da Justiça, a fim de garantir a unidade regional da Polícia Federal. Além disso, ressaltou que “a escolha dos novos dirigentes foi a partir de suas capacidades e competências com a chancela do ministro da Justiça”.
O titular do MJSP ressaltou a preocupação da pasta em garantir que a Polícia Federal consiga cumprir seus deveres institucionais a partir do provimento de bens materiais e ambiente para que esse sucesso da corporação seja possível.
Laços de confiança
Flávio Dino ainda reforçou a importância de se estabelecer um ambiente propício para se fortalecer os laços de confiança entre as instituições. "Nenhuma instituição caminha a partir da ação isolada de indivíduos, por mais brilhantes que eles sejam. Fazemos parte de um sistema, que deve funcionar de modo harmônico e lembrando que todos nós, sem exceção, estamos inseridos em um sistema de controle e responsabilidades”.
O ministro pontuou a importância da gestão do tempo como fundamental para garantir a efetividade da segurança pública, com entregas rápidas e de resultados para a sociedade. Ele destacou também a importância da divulgação dos resultados de operações como forma de prestação de contas para a sociedade.
Entre os 27 superintendentes empossados, pela primeira vez da história da PF, nove foram assumidos por mulheres. Em sua fala final, o ministro Flávio Dino externou que ainda gostaria de ver uma mulher assumindo a pasta do Ministério da Justiça. “Em 201 anos de Ministério da Justiça, todos os ministros foram homens. Essa não é uma bandeira que não é apenas minha, ou do politicamente correto, é algo necessário para que o laço de fraternidade circule na sociedade. É um reconhecimento necessário, inclusive, para que se combata o feminicídio”, diz Dino.
O evento acontece em três dias, com exposições dos diretores da PF sobre os principais projetos desenvolvidos em suas respectivas áreas para os superintendentes, com debate de temas relevantes tanto para os órgãos centrais, como para as unidades regionais.