Notícias
Lideranças indígenas pedem apoio contra a violência no sul da Bahia
Brasília, 07/02/2023 – Representantes das comunidades indígenas Pataxó, Tupinambá, Suruí e Pataxó Hãhãhãe visitaram o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para pedir apoio da Força Nacional na tentativa de conter a violência contra os indígenas no extremo sul da Bahia. O grupo foi recebido pelo secretário Augusto de Arruda Botelho, titular da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus).
“Há cinco anos que a gente não pode entrar mais nessa casa – o MJSP – e agora a gente tem a oportunidade. Mais de 180 lideranças estão aqui pedindo justiça pelo que está acontecendo no sul da Bahia. Estamos aqui pedindo ajuda. As casas de indígenas estão sendo atacadas”, disse o cacique Zeca Pataxó.
Ele requisitou ao secretário Augusto de Arruda Botelho e ao ministro Flávio Dino a presença da Força Nacional na região, em parceria com a Funai. “Tenho certeza de que este governo que apoiamos vai nos proteger”, afirmou o cacique. De acordo com ele, vivem mais de 22 mil pataxós naquela região.
Portas abertas
“Se nos últimos quatro anos vocês não foram atendidos, nós agora estamos em uma nova era. O MJSP está de portas abertas para todos vocês. É um outro momento. É um momento de diálogo, de escuta. São pautas prioritárias neste governo. É difícil pedir para esquecer o que aconteceu nesses quatro anos porque as pessoas precisam ser punidas”, explicou o secretário Augusto de Arruda Botelho.
Em relação à federalização e uso da Força Nacional, o secretário respondeu aos indígenas que vai levar os dois temas ao ministro Flávio Dino. “Consigo avaliar a importância desses dois pedidos e os levarei com urgência ao ministro para que a gente tenha uma resposta”, garantiu. “Passamos as últimas semanas muito difíceis. Nossa democracia sofreu uma tentativa de golpe. Estamos aqui para ajudar a contribuir para que essa democracia fique mais sólida”, concluiu o secretário.