Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Lewandowski prorroga uso da Força Nacional na região de fronteira de Foz do Iguaçu (PR)

Foto: Divulgação/MJSP
Brasília, 24/01/2025 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou, nesta sexta-feira (24), a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança em Foz do Iguaçu (PR). As operações apoiarão o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) e vão intensificar o enfrentamento aos crimes transnacionais na região e contribuir com a preservação da ordem pública no Paraná.
A Força Nacional, que está presente na região desde janeiro de 2023, terá seu trabalho estendido até 14 de maio de 2025. Essa atuação planejada e temporária tem como foco principal o reforço das atividades de segurança pública em uma área estratégica do País, marcada pela elevada incidência de crimes transnacionais, como tráfico de drogas, contrabando e lavagem de dinheiro.
A operação conta com apoio logístico do Ciof, que fornece toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades. As equipes envolvidas na operação desempenham ações de Polícia Judiciária, responsável pela investigação e coleta de provas para combater organizações criminosas. Elas também atual como Polícia Técnico-Científica ao desempenharem funções de perícias e de análises essenciais para a elucidação de crimes.
A presença da Força Nacional busca não apenas reprimir atividades ilícitas, mas também levar maior sensação de segurança à população local e fortalecer o trabalho das instituições que atuam na área de fronteira.
Alto Rio Guamá
Lewandowski também autorizou a prorrogação da permanência da Força Nacional na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará. A operação apoiará, até 28 de abril, as atividades coordenadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em parceria com os órgãos de segurança pública do Pará.
As equipes da Força Nacional atuarão em ações de proteção às comunidades indígenas, garantindo a segurança das populações locais e a preservação de seus territórios. Além disso, desempenharão atividades de apoio à fiscalização ambiental, à prevenção e ao combate a invasões, ao desmatamento e outras atividades ilícitas na região.