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Índice de resolução de pendências no consumidor.gov.br é de cerca de 80%
Foto: Divulgação
Brasília, 11/09/2024 – Cerca de 80% das reclamações registradas no site consumidor.gov.br são resolvidas sem a necessidade de judicialização. A plataforma, criada em 13 de setembro de 2014, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), vem transformando a maneira como os cidadãos brasileiros resolvem conflitos de consumo.
Até então, era comum enfrentar a morosidade dos processos judiciais e ter dificuldade em encontrar canais eficazes para solucionar problemas nessa área. O site trouxe rapidez, transparência e um ambiente mais equilibrado nas relações entre clientes e empresas.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, se diz satisfeito com a conquista de uma interação mais justa e equilibrada por meio das negociações promovidas por meio da plataforma lançada há uma década. “Conseguimos dar agilidade a resolução de conflitos e aumentar a transparência no atendimento ao consumidor”, comemora.
O índice de 80% de casos resolvidos em acordos entre as partes expõe a eficácia da plataforma e o compromisso das empresas cadastradas em solucionar problemas de forma proativa. Além disso, o sistema permite que o consumidor acompanhe todo o histórico da reclamação, desde o registro até a finalização.
Outro impacto positivo da iniciativa é o incentivo à melhoria dos serviços oferecidos pelas empresas. A partir das respostas recebidas pelos consumidores, muitas companhias passaram a investir em atendimento ao cliente, com foco não apenas na solução de problemas, mas também na prevenção de erros.
Para Vitor Hugo do Amaral, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, o consumidor.gov.br é um avanço que beneficia a sociedade como um todo. “Ao mesmo tempo em que a plataforma resolve os problemas rapidamente, ela promove uma mudança cultural nas empresas, que passaram a valorizar ainda mais o relacionamento com seus clientes”, destaca.
80% de resolutividade
Diferentemente dos canais tradicionais de reclamação, que muitas vezes são burocráticos e demorados, a plataforma se destaca pela rapidez no tratamento das queixas. A maioria das reclamações é resolvida em um período de até sete dias, graças ao compromisso das empresas em responder e em solucionar os casos diretamente no site, o que evita a judicialização desnecessária de conflitos.
A facilidade no uso da ferramenta é um aspecto relevante. A acessibilidade e a interface amigável permitem que qualquer pessoa possa registrar uma reclamação de forma simples, sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou jurídicos. Esse acesso facilitado democratiza o direito à defesa do consumidor e garante que todos, independentemente de sua condição social ou econômica, possa buscar uma solução justa.
A alta taxa de resolutividade do consumidor.gov.br reflete a eficácia de um modelo que dá prioridade o diálogo direto entre clientes e as empresas, em um ambiente de respeito mútuo e transparência. Com essa abordagem, a plataforma continua a consolidar-se como um pilar fundamental na defesa dos direitos dos consumidores no Brasil.