Notícias
Identificado autor de ataques a bancos em Minas Gerais
Brasília, 12/05/2021 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública auxiliou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta semana, na identificação de um dos autores de duas explosões em agências bancárias em Passos, no Sul de Minas. Com o trabalho da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG/MJSP), após o processamento da amostra e a inserção do material, foi confirmada a coincidência genética com o perfil de um condenado, que já havia sido depositado pelo laboratório do estado de São Paulo.
Peritos criminais da polícia mineira localizaram vestígio contendo material genético relacionado à ocorrência em um imóvel na zona rural, próximo à cidade mineira. Após o cruzamento, foi descoberto que o criminoso já cumpre pena no sistema prisional paulista. O crime em Minas Gerais ocorreu em abril de 2018, quando duas agências bancárias ficaram destruídas após ataques com cargas explosivas. Além das agências, os autores queimaram ônibus na cidade e danificaram transformadores de energia.
Atualmente, o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) do MJSP possui mais de 80 mil perfis genéticos de criminosos condenados. Além disso, são mais de 108 mil perfis cadastrados, entre condenados, vestígios de locais de crimes, restos mortais não-identificados, entre outros.
O coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP, Guilherme Jacques, explica a importância do trabalho colaborativo realizado entre governo federal e estadual. “A Rede vem registrando um crescimento significativo nos últimos anos e, principalmente, intensificando o processamento de vestígios de crimes no país. Uma das ações de grande relevância é conectar locais de crimes distintos, pois um mesmo autor pode ter cometido diferentes crimes, em diferentes unidades federativas”, ressaltou Guilherme Jacques.