Notícias
Força Nacional promove ação social em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência
Foto: Robson Alves/MJSP
Brasília, 10/10/2024 - A Força Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promoveu, nesta quinta-feira (10), ação social em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 11 de outubro. As atividades recreativas e a distribuição de lanches para os estudantes do Centro de Ensino Especial 1 do Gama (DF) ocorreram no Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional (Bepe).
A ação desta quinta-feira reuniu cerca de 350 pessoas, entre crianças e adultos com deficiência, e é conduzida por educadores e profissionais de saúde. Também participaram cem agentes da Força Nacional, da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros do DF para dar suporte técnico especializado e garantir a segurança, com foco na inclusão e no bem-estar dos participantes.
Segundo o diretor da Força Nacional, Fernando Alencar, as atividades fazem parte da estratégia de integração entre a sociedade civil e as autoridades responsáveis pela segurança pública, representadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Nosso objetivo é garantir não apenas a segurança, mas também a criação de um ambiente acolhedor e participativo para todas as pessoas, especialmente para aquelas com deficiência”, disse.
Inclusão
Além das atividades recreativas, nesta sexta-feira (11), no Bepe, será ministrada palestra a cerca de 120 agentes da Força Nacional, com o intuito de conscientizar sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Essa iniciativa reforça o propósito do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 2.795/1981, que busca sensibilizar a sociedade para a importância de assegurar qualidade de vida e o pleno exercício dos direitos dessa parcela da população.
A palestra tem como foco instruir e capacitar os agentes para o atendimento mais humanizado. Serão abordados temas como inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados e fomentar a cultura de igualdade, respeito e paz nas operações de segurança pública.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2022, o Brasil tem, aproximadamente, 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população com idade a partir de dois anos. “Esses dados reforçam a necessidade de promover ações inclusivas e de garantir que a segurança pública atue de maneira cada vez mais humanizada”, concluiu Alencar.