Notícias
Força Nacional celebra 20 anos com homenagem a agentes
- Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 29/11/2024 - A Força Nacional de Segurança Pública completa, nesta sexta-feira (29), 20 anos. Criada para atuar de forma cooperada com os estados, ela é acionada em situações de emergência, de calamidade pública e em operações ambientais, por exemplo. Para celebrar a data, a corporação homenageou agentes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros que compõem o efetivo, além de autoridades e civis que contribuíram para a segurança pública no País.
Foram conferidas 371 Medalhas Mérito da Força Nacional – Soldado Luiz Pedro de Souza Gomes. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou da solenidade, em Brasília (DF). "A Força Nacional representa o verdadeiro espírito federativo, atuando de forma coordenada e integrada no combate ao crime, no enfrentamento de calamidades e nas respostas às mudanças climáticas que afetam o Brasil e o mundo", destacou.
Lewandowski ressaltou também o trabalho de excelência da Força Nacional em situações emergenciais, como nas enchentes no Rio Grande do Sul (RS) e nos incêndios florestais que devastaram diversas regiões do País neste ano. Para o ministro, essas atuações exemplificam o senso de bravura e a dedicação que definem a atuação da corporação, deixando uma lição de coragem e compromisso em defesa da sociedade brasileira.
O nome da medalha conferida aos homenageados é em referência ao soldado Luiz Pedro de Souza Gomes, membro da Força Nacional morto em 14 de novembro de 2013, em uma operação em Buritis, Rondônia (RO). Na ocasião, ele tentou resgatar integrantes da Força Nacional, da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que estavam cercados por mais de 500 agressores. A honraria foi criada para perpetuar a memória e a bravura do homem que sacrificou a própria vida em defesa da sociedade. Ela é concedida àqueles que, movidos pelo mesmo espírito de dedicação e coragem, prestam serviços relevantes à nação.
Atuação conjunta
O secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mario Sarrubbo, destacou que a Força Nacional tornou-se símbolo de união e de atuação conjunta no enfrentamento de situações críticas. "Por meio da força e da união dos estados, a Força Nacional tem cumprido seu papel nas calamidades, na garantia da lei e da ordem, nos grandes eventos, no combate ao crime organizado e em situações de riscos e desastres naturais", afirmou.
O secretário também enfatizou o caráter integrador da Força Nacional, que reúne talentos e expertises de diferentes áreas da segurança para atuar de forma coordenada e eficiente. "A Força Nacional é um estágio fundamental de formação e integração, em que profissionais trabalham pela segurança pública do Brasil, levando segurança e cidadania a todos os cantos do País."
Sarrubbo destacou ainda a diversidade das missões desempenhadas pela Força Nacional, como as ações em terras indígenas, o combate a incêndios e enchentes, além das operações em situações de calamidade. "Ela atua onde ela é mais necessária para garantir a proteção e a dignidade em momentos de vulnerabilidade", concluiu.
Medalhas
As 371 medalhas conferidas a integrantes da Força Nacional e a autoridades civis e militares que se destacaram pela atuação em missões e pelo apoio à instituição estavam divididas em três categorias:
- Medalha Pacto Federativo: destinada aos mobilizados que atuaram na Força Nacional por, pelo menos, dois anos, de forma ininterrupta ou intercalada
- Medalha Distinção Federativa: de reconhecimento de serviços relevantes prestados à instituição, destacando o mérito e a dedicação profissional
- Medalha Honra Federativa: para homenagear membros que demonstraram atos excepcionais de bravura, sofreram mutilações, perderam a vida em serviço ou deram contribuições excepcionais à Diretoria da Força Nacional