Notícias
Esclarecimento à imprensa
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) manifesta repúdio pela matéria publicada na Folha de S. Paulo, no dia 13 de setembro, intitulada “Aposta em armas e ausência de ação nacional marcam segurança pública sob Bolsonaro”. Na matéria, os jornalistas que assinam o texto atribuem a redução dos homicídios no Brasil, que estão em queda desde 2019, à diminuição de conflito entre as facções brasileiras. Citar falta de ação do governo federal neste contexto demonstra completo desconhecimento da realidade e manipulação da notícia, além de ser um grande desrespeito a todos os profissionais de segurança pública do país.
No dia 19 de agosto, o Ministério enviou resposta completa ao jornalista Ítalo Nogueira explicando detalhadamente a razão da queda da taxa dos homicídios, que se deu em virtude de uma série de políticas públicas e investimentos realizados pelo governo federal, assim como o endurecimento da repressão ao crime.
Investimento
A queda da taxa de homicídios reflete os investimentos em segurança pública feitos pelo governo federal para auxiliar os estados no combate ao crime. Houve recorde em ações de descapitalização das organizações criminosas e em operações integradas entre as forças federais e estaduais. De 2019 até o final de 2022, o Governo vai repassar, no total, aos estados e Distrito Federal, mais de R$ 3,2 bilhões. Este investimento é essencial para a aquisição de equipamentos, tecnologias e, ainda, para projetos de valorização dos profissionais. As capacitações auxiliam no enfrentamento ao crime organizado e na preparação do profissional de segurança pública.
Trabalho integrado
O trabalho conjunto das forças de segurança pública brasileiras é outro fator para a redução da taxa de crimes violentos no Brasil. Afinal, possibilitou que grandes operações trouxessem maior proteção a crianças, adolescentes, idosos e mulheres vítimas da criminalidade. De forma inédita no país, o Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenou ações nacionais de combate à violência contra mulheres, idosos e crianças.
O investimento intenso do governo Bolsonaro na segurança pública brasileira é incontestável. O resultado é demonstrado por números inquestionáveis, como os indicadores relativos à redução da taxa de homicídios em território nacional, às inúmeras operações integradas das forças de segurança, à descapitalização massiva das organizações criminosas, aos aportes financeiros direcionados para a aquisição de equipamentos e à melhoria das estruturas e capacitação das polícias.
A matéria jornalística, que tenta unir fatores sem qualquer correlação, é tendenciosa e tem viés nitidamente político, sem compromisso com a verdade, desvirtuando a realidade mediante inferências sem respaldo lógico e fático.
Os resultados expressivos no combate à criminalidade são marcas do atual governo e, inegavelmente, têm reflexo direto na qualidade de vida e cotidiano dos brasileiros. Nesse sentido, independentemente do desvirtuamento de informações como o produzido na matéria jornalística citada, o Ministério da Justiça e Segurança Pública continuará empregando todos os esforços no cumprimento de sua missão institucional.