Notícias
Encontro de gestores do Pró-Vida fortalece ações de valorização de agentes da segurança pública
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 06/11/2024 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública promoveu, nessa terça-feira (5) e nesta quarta-feira (6), o 4º Encontro Técnico do Programa Pró-Vida, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). O evento reuniu gestores que atuam em projetos de atendimento psicossocial e de promoção da saúde ocupacional de profissionais de segurança pública e defesa social em diferentes instituições.
Na ocasião, com base na troca de experiências e nas pesquisas sobre o atendimento psicológico do projeto Escuta Susp, os participantes puderam avaliar os achados e os serviços oferecidos para, assim, aprimorar as ações desenvolvidas.
A coordenadora-geral de Valorização Profissional da Senasp, Juliana Ribeiro, destacou a importância do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida) para a construção do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). “Ele não é apenas um meio, mas um instrumento fundamental para o desenvolvimento de um sistema de segurança pública brasileiro que também considera os profissionais que implementam as políticas e os planejamentos elaborados”, disse.
Juliana ressaltou que, desde o ano passado, uma das prioridades da Senasp é incentivar os estados e o DF a utilizarem os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para promoverem a saúde mental dos profissionais de segurança. Nesse sentido, encontros como o ocorrido no Palácio da Justiça são importantes para aprimorar projetos financiados.
Pró-Vida
O Pró-Vida foi instituído pela Lei nº 13.675/2018, conhecida como Lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Ele se propõe a criar políticas que valorizem e protejam esses profissionais ao acompanhar de perto os desafios que enfrentam, como os riscos do cotidiano, as condições de trabalho e a saúde física, mental e social. Para isso, a iniciativa identifica e mapeia problemas que podem impactar o desempenho desses agentes, e propõe e executa medidas resolutivas.