Notícias
Em parceira com a prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério da Justiça lança o projeto social “Tô de Boa”
Brasília, 21/12/2022 - Crianças e adolescentes do bairro Pavuna, na zona norte da capital fluminense, poderão participar de oficinas sociais, educativas e esportivas durante as férias e/ou no contraturno das aulas escolares até dezembro de 2023. A iniciativa faz parte do projeto “Tô de Boa”, lançado em fase inicial nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a prefeitura do Rio de Janeiro. O investimento por parte do Governo Federal é de R$ 1,9 milhão.
Cada participante vai receber uma bolsa no valor de R$500. “Esperamos que essas oficinas mudem o percurso de vida desses jovens, fazendo com que eles não se vinculem ou eventualmente, caso tenham se envolvido, rompam com o crime e que consigam construir uma vida integrada à sociedade", afirmou o coordenador geral de Investimentos, Projetos, Monitoramento e Avaliação, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/MJSP), Gustavo Camilo Baptista.
Ainda segundo o coordenador da Senad, as localidades para implantação do projeto são identificadas por meio de dados georreferenciados da polícia local. Também são analisadas a quantidade de jovens cumprindo medidas socioeducativas.
A partir desse diagnóstico, será disponibilizada uma grade com as atividades, entre elas: futebol, grafite, pintura, muay thai, capoeira, produção musical. Também terá aulas técnicas de barbearia, elétrica, produção audiovisual, expressão corporal e manutenção de aparelho celular.
Além de Gustavo Camilo Baptista, esteve presente no lançamento do projeto, a secretária municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, Maria Domingas Vasconcellos Pucu e a vereadora e ex-secretária Laura Carneiro. O “Tô de boa” também conta com a parceria da organização da sociedade civil ECOS e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.