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Delegacia Virtual mais acessível
Foto: Isaac Amorim (Ascom/MJSP)
Brasília, 05/01/2021 - Para tornar a plataforma Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública mais acessível para pessoas com deficiência, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) realizou testes com um voluntário deficiente visual para analisar os pontos que precisam ser ajustados, como navegação, conteúdo e formulários, a fim de aperfeiçoar o quesito acessibilidade na plataforma.
Nilmar Machado, servidor aposentado do Governo do Distrito Federal, foi convidado pelo MJSP para a realização do teste de acessibilidade. Machado, que é deficiente visual, ajudou a identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no acesso a serviços, como o preenchimento de ocorrências. De acordo com o voluntário, o convite para participar da análise de acessibilidade da Delegacia Virtual representa uma oportunidade para ajudar os cidadãos com deficiência no acesso aos serviços púbicos, “que é um direito a todos os brasileiros”. “O projeto é excelente, acredito que vai avançar ainda mais. E acho de fundamental importância que o governo, como um todo, se envolva nessa questão da acessibilidade” disse o servidor.
O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo para o acesso dos sítios e dos portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação. A validação manual é necessária porque nem todos os problemas de acessibilidade em uma ferramenta são detectados mecanicamente pelos validadores. Para isso é necessária uma validação humana, com a realização de testes com os usuários.
As inovações ajudam pessoas com baixa visão, cegueira, problemas na distinção de cores e com restrições motoras, permitindo somente o uso do teclado, sem a necessidade do mouse.
Delegacia Virtual
A Delegacia Virtual é uma ferramenta da plataforma Sinesp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que permite ao cidadão, de forma descomplicada, a comunicação de um crime ou fato de que necessite de atendimento policial. O usuário pode fazer a comunicação de qualquer lugar, utilizando um dispositivo eletrônico com conexão de internet (smartphones, computadores, tablets), o que gera mais agilidade e conforto para o cidadão.
A ferramenta está disponível para os cidadãos do Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte, estados que aderiram ao sistema unificado de registro do governo federal. Amazonas, Roraima e Tocantins irão aderir à plataforma ainda no primeiro semestre.