Notícias
Crimes no Brasil reduziram em janeiro de 2020
Brasília, 15/05/2020 - O Brasil registrou redução de 28,6% no número de crimes de lesão corporal seguida de morte em janeiro de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior. O declínio também, deste mesmo período, ocorreu nos crimes de latrocínio (-20,5%), tentativa de homicídio (-12,2%) e homicídios dolosos (-4%). Os dados estão registrados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com informações de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal
A baixa também foi percebida nos crimes de roubo à instituição financeira, menos 46%. Houve ainda queda nos roubo de cargas (-10%), roubo de veículo (-7%) e estupros (-4%). Único crime que não teve redução foi furto de veículos, passando de 18.562 para 18.799, acréscimo de 1,3%.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do SINESP, torna acessível as informações estatísticas de crimes como: estupro, lesão corporal seguida de morte, homicídio doloso, latrocínio, tentativa de homicídio, roubo de veículo, furto de veículo, roubo de carga e roubo à instituição financeira. A plataforma possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com os entes federados.