Notícias
Combate à violência contra a mulher: 350 profissionais foram capacitados em 2024
Foto: Andreia Guarezi (Sesp/MT)
Brasília, 07/11/2024 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), capacitou, em 2024, 350 profissionais de segurança pública em cursos para aprimorar o atendimento de mulheres em situação de violência. Desde segunda-feira (4), até sexta-feira (8), 36 agentes passam por treinamento em Natal (RN).
Os cursos são voltados aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e já foram ministrados, neste ano, no Espírito Santo (ES), em Mato Grosso (MT), no Pará (PA), Paraná (PR), em Pernambuco (PE), no Piauí (PI) e em Santa Catarina (SC).
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, capacitar profissionais de segurança pública para atender mulheres em situação de violência é um passo fundamental para quebrar ciclos de abuso e oferecer atendimento humanizado e eficaz.
“Cada agente capacitado se torna mais preparado para identificar sinais de violência, acolher as vítimas de forma adequada e conduzir os casos com sensibilidade e profissionalismo", explica Michele. Na avaliação dela, as capacitações contribuíram para maior integração e preparo da rede proteção à mulher, fundamental para o enfrentamento dessa forma de violência nas cinco regiões brasileiras.