Notícias
BNDES formaliza ao MJSP denúncia de golpes contra a instituição
Brasília, 19/05/2023 - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, formalizou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta quinta-feira (18), denúncias de golpes contra a instituição. A ação de Mercadante partiu da identificação de 1.547 denúncias recebidas pela ouvidoria do BNDES, em 2022, sobre a atuação de pseudoconsultores, que estariam intermediando negócios junto ao BNDES forma irregular.
Após receber a denúncia, o ministro Flávio Dino informou que vai determinar à Polícia Federal prioridade na análise destes casos. "Terá um grupo de ação conjunta entre o MJSP e o BNDES para combater a ação destes estelionatários que estão indevidamente usando o nome do banco", ressaltou o ministro.
“Ao tomar conhecimento desses dados, adotamos a inciativa de envolver o Ministério da Justiça e de Segurança Pública, já que em algumas das mensagens recebidas pela nossa Ouvidoria constam informações, tais como endereços, telefones e números de contas bancárias, que podem facilitar a identificação e a localização dos suspeitos. É tolerância zero com a fraude”, afirma Mercadante.
No ano passado, esse tipo de denúncia correspondeu a cerca de 94% das denúncias recebidas pelo BNDES. “Deixamos o alerta para a população de que o BNDES não realiza operações por intermédio de pessoas físicas. Em caso de dúvidas, o cidadão pode procurar o BNDES pelo 0800-702-6337”, explica Mercadante.
Ao considerarmos uma série histórica, do 1º semestre de 2015 até 31 de dezembro de 2022, as denúncias por intermediação irregular de terceiros representaram 78,57% das manifestações que comunicam ao BNDES a prática de irregularidade ou ato ilícito.