Notícias
Atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar é tema de capacitação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Brasília, 30/11/2021 — O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) capacitou, entre setembro e novembro deste ano, 227 profissionais com cinco edições do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar. O objetivo foi aprimorar o serviço dos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para melhorar o desempenho no acolhimento desses casos, com foco também na prevenção e no combate.
A capacitação, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), contou com a participação de policiais militares e civis, guardas municipais e bombeiros militares do Distrito Federal, Amazonas, Goiás, Pernambuco e Paraná. As aulas foram ministradas por especialistas em temas como relações de gênero, ferramentas de enfrentamento à violência e atuação de acordo com a legislação.
De acordo com levantamento do ProMulher – Projeto de Prevenção da Violência Doméstica e Familiar do MJSP, a escolha dos estados se deu pelo crescente número de registros de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher durante o período pandêmico e pela necessidade de capacitação especializada para os profissionais da segurança pública que atuam nas Patrulhas Maria da Penha e no primeiro atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.