Destaque
Arrecadação recorde com leilão de bens de traficantes
Brasília, 14/12/2017 - Automóveis, caminhões, motocicletas, bens portáteis e até aviões apreendidos de traficantes de drogas foram leiloados na quarta-feira (13), em Valinhos (SP). Os arremates somaram R$ 2,6 milhões – o maior valor já conseguido nesse tipo de certame feito pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad).
O diretor de Gestão de Ativos da Senad, Alfredo Souza de Morais Junior, explica que 80% do montante fica para o Estado aplicar em suas políticas de enfrentamento ao tráfico de drogas e 20% é destinado para o Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para financiar políticas públicas de prevenção ao uso de entorpecentes. “Importante destacar que os recursos arrecadados não têm a finalidade de lucro, uma vez que serão usados em ações do governo para redução da demanda de drogas”, afirma.
A atividade de leilões do Funad foi retomada em dezembro de 2016. Desde então, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas já realizou cinco leilões que arrecadaram mais de R$ 5,7 milhões. A secretaria também promove a doação de bens apreendidos a órgãos que atuam na repressão ao tráfico de drogas prevenção e tratamento da dependência química.