Notícias
Alagoas adere ao projeto Escuta Susp
Foto: Divulgação/SSP-AL
Maceió, 28/08/2024 - Integrantes da segurança pública em sofrimento psicológico que atuam em Alagoas agora podem contar com atendimento profissional especializado por meio do Escuta Susp. O estado aderiu ao programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), nessa quarta-feira (28), durante a 91ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Maceió (AL).
O projeto tem como objetivo principal reduzir o sofrimento psíquico dos profissionais e fundamentar estudos para a produção de protocolo psicoterápico específico com três abordagens: acolhimento (para suprir questões pontuais em poucas sessões), psicoterapia e intervenção em comportamento com tendência suicida.
O Escuta Susp foi lançado em maio deste ano e é resultado da parceria da Senasp, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição referência em prevenção ao suicídio.
De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, esse apoio é crucial, dado o alto nível de estresse e risco associado ao trabalho desses profissionais, que frequentemente lidam com situações extremas. “Além de prevenir o suicídio, em áreas de trabalho que envolvem grande pressão psicológica, o projeto busca reduzir o sofrimento psíquico dos profissionais, melhorar a qualidade de vida e possibilitar que desempenhem suas funções de maneira mais saudável e equilibrada”, disse.
O projeto foi inicialmente implementado no Distrito Federal, em Minas Gerais, em Sergipe e no Rio Grande do Norte, com previsão de expansão para outras unidades federativas a partir de janeiro de 2025. Pernambuco também aderiu ao Escuta Susp no início de agosto, quando solicitou formalmente a adesão antecipada, e foi prontamente atendido. Com Alagoas, o processo foi o mesmo.
Consesp
As reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) ocorrem na quarta (28) e na quinta-feira (29), em Maceió. Durante os dois dias, secretários de segurança pública de todo o Brasil estarão reunidos para discutir políticas públicas de combate à criminalidade e compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas entre as unidades federativas.
Entre os temas em debate estão os indicadores de criminalidade, o combate à violência política de gênero nas eleições de 2024 e as novas possibilidades de captação de recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública.
O Consesp tem o objetivo de representar os interesses comuns das secretarias junto ao MJSP, além de propor medidas para o aprimoramento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).