Notícias
Acre emite a nova Carteira de Identidade Nacional
O documento adota o número do CPF como registro geral, único e válido para todo o país
Publicado em
03/08/2022 20h20
Atualizado em
04/08/2022 10h22
Brasília, 03/08/22 – Moradores do Acre que solicitam a primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) estão recebendo o novo modelo desde terça-feira (2). É o segundo estado que dá início às emissões. O primeiro foi o Rio Grande do Sul, em 26 de julho. A CIN adota o CPF como registro geral, único e válido para todo o país.
Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí e Paraná também começam a emitir a nova CIN ainda em agosto. Os outros estados vão iniciar a emissão gradativamente, seguindo cronograma próprio. Importante ressaltar que a substituição dos documentos emitidos na versão antiga vai ser feita de forma gradual e gratuita. O modelo antigo continua válido até 2032.
Sobre o documento
A CIN terá duas versões: física e digital. A física, em papel ou em plástico, é a forma de assegurar cidadania aos brasileiros que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores.
Já a digital poderá ser obtida pelo aplicativo Gov.Br, mas somente após a emissão da carteira física. A CIN pode ser usada em viagens para países pertencentes ao Mercosul.
Maior Segurança
A nova Identidade vem com QR Code que pode ser lido de forma rápida e segura por qualquer cidadão para saber facilmente se é autêntica, se foi furtada ou extraviada, fazendo da Identidade o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. O documento permite, ainda, a fácil identificação de pessoas com necessidades especiais.
O novo modelo acaba com uma série de crimes e fraudes, geralmente praticadas por pessoas que usavam outras identidades registradas em diferentes estados. Com a unificação da base de informações no Ministério da Justiça e Segurança Pública, os cidadãos terão os dados protegidos, podendo saber se alguém consultou as informações e por qual motivo. Isso também vale para quem precisar fazer a consulta, pois terá a segurança de uma base de dados confiável, validada por órgão federal.
Neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que tiverem CPF, de acordo com suas certidões atualizadas. Os brasileiros que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver a situação.
A atualização das informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal - www.gov.br/pt-br/servicos/atualizar-cadastro-de-pessoas-fisicas. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.