Notícias
2ª Comigrar terá programação aberta ao público
Foto: Banco de Imagem
Brasília, 08/10/2024 - Estão abertas as inscrições para o público geral participar da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). Além das discussões internas de construção de políticas públicas sobre o tema, o evento contará com uma programação aberta com palestras, rodas de conversa, oficinas, workshops, exposições culturais, exibição de filmes e documentários, divulgação de publicações, feiras e mostras de projetos, além de atividades voltadas para o público infantil.
Refugiados são pessoas que foram forçadas por algum motivo a sair do país de origem, seja por motivos religiosos, políticos ou por violações de direitos humanos. Os migrantes são aqueles que deixaram a sua pátria para morar no Brasil por opção, para trabalhar, estudar ou por outro motivo qualquer. Já os apátridas são as pessoas sem nacionalidade reconhecida por nenhuma nação e, assim, reconhecidas pelo Estado brasileiro.
Comigrar
A segunda edição da Comigrar ocorrerá após meses de preparação. Cerca de 14 mil pessoas participaram de 119 eventos prévios. Foram feitas conferências no Brasil e em outros países, como Canadá, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal.
A etapa preparatória resultou na apresentação de 2.151 propostas para o tema, das quais 1.978 foram aprovadas. Nessa fase, houve a eleição de 269 delegadas e delegados, que também devem fazer inscrição, mas em outro formulário on-line, até 21 de outubro.
Os debates se basearão em seis eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades.
A última conferência ocorreu há uma década. O objetivo do evento é promover a participação social e mobilizar representantes sociais, políticos, institucionais e pessoas interessadas em construir políticas públicas sobre migrações, refúgio e apatridia.