Notícias
“Não é só sobre segurança, é sobre a sociedade que queremos”, destaca secretário Tadeu Alencar em Reunião do Consesp
Foto: Isaac Amorim/MJSP
Brasília, 16/082023 - Começou, nesta quarta-feira (16), a 84ª Reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), que reúne o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e titulares ou representantes das pastas dos estados e do Distrito Federal.
O principal objetivo é debater os temas comuns e mais urgentes a todas as unidades federativas, assim como promover a articulação institucional entre Estados, União e municípios nas políticas públicas de segurança. O Encontro Nacional do Consesp também é voltado à proposição de medidas de aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Segurança Pública (Susp) e ao compartilhamento de ações bem sucedidas que possam ser replicadas.
“Estamos conseguindo construir esse diálogo federativo e ele precisa ter foco nas coisas que têm importância. O enfrentamento às facções criminosas é um desses focos. Assim como o feminicídio: o alto número é um sintoma de que a sociedade brasileira precisa trazer esse tema para o centro do debate, que não é só sobre segurança, mas de que sociedade nós queremos. A sociedade anseia por medidas de enfrentamento à criminalidade violenta”, destacou o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que ressaltou, ainda, a Portaria nº 322, que conferiu mais fluidez e efetividade na execução dos recursos transferidos aos Estados e ao Distrito Federal.
Junto à Reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) também está sendo realizado o 5⁰ Seminário Inteligência em Foco, que visa unir especialistas da área dos órgãos de segurança e profissionais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para debater inteligência, na perspectiva de inovação, estratégia, atuação integrada e enfrentamento ao crime organizado.
Para o presidente do Consesp, Sandro Caron, que também é secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, a integração entre os órgãos está fortalecida e é preciso que essa aproximação seja usada para fortalecer a inteligência estratégica das forças de segurança: “O objetivo também é aproximar as ações de inteligência, para que nos ajudem a direcionar os pleitos ao MJSP, que sempre são muito bem recebidos. Precisamos dessa virada de chave para buscar investimentos, futuro banco de dados. Temos que pensar a segurança pública daqui para a frente e nada mais importante do que trabalharmos com investigações e dispor dos nossos meios operacionais, precisamos da inteligência policial”, defendeu.
“Teremos que trabalhar todos os dias para o fortalecimento do sistema único de segurança pública. Nada mais importante do que se aproximar dos tomadores de decisão”, concluiu.
Também estiveram presentes na abertura o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, o diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa, os diretores-geral adjuntos da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, e da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Jorge Barbosa, além de representantes das secretarias estaduais de segurança pública de 23 estados.