Dúvidas Frequentes
1. O que é o Projeto Celular Seguro?
O Projeto Celular Seguro é um aliado no combate ao roubo e furto de telefones celulares no Brasil. A partir do site e do aplicativo, o cidadão pode efetuar o bloqueio de seu aparelho em caso de roubo, furto ou extravio. Para isso, é preciso cadastrar seu telefone e os dados de pessoas de confiança na ferramenta. Para se registrar, é preciso estar cadastrado no gov.br. O acesso a aplicativos de internet banking também ficará inacessível, evitando fraudes financeiras.
2. Como funciona o aplicativo?
O primeiro passo para o usuário é ter um cadastro ativo no gov.br para acessar o site ou o aplicativo, disponível para Android e iOS. No caso de roubo, furto ou extravio, basta entrar na ferramenta e comunicar o caso para que instituições e empresas participantes do projeto (ver lista) possam tomar as providências necessárias para o bloqueio do celular e a suspensão de serviços digitais.
3. Fiz a denúncia, e agora?
Quando o usuário faz a denúncia, as instituições e empresas participantes do projeto (ver lista) recebem um alerta. A partir disso, cada uma efetuará uma ação. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estarão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo. O objetivo é inibir o uso dos dados do cidadão de forma fraudulenta. É importante destacar que, mesmo com o registro no Celular Seguro, o usuário deverá informar a ocorrência às autoridades policiais, operadoras de telefonia e demais participantes do projeto.
4. Como faço para rever os meus acessos?
Sempre que um alerta for emitido, será exibido um número de protocolo que é formado por três partes: a data do registro, número do telefone que foi solicitado o bloqueio e CPF do solicitante. Para a recuperação dos acessos, você deverá guardar esse número, e, posteriormente entrar em contato com os parceiros do projeto e fornecer o número de protocolo em questão.
5. Então a denúncia no site ou aplicativo Celular Seguro funciona como um boletim de ocorrência?
Não, o registro no aplicativo é exclusivamente para a suspensão dos serviços digitais dos participantes do projeto. Assim, é muito importante que o usuário faça as comunicações perante as autoridades policiais, operadoras de telefonia, bancos e demais participantes do projeto.
6. Após o bloqueio, em quanto tempo o usuário consegue acessar novamente as contas, por meio de um outro aparelho celular?
Cada instituição e empresa participante do projeto (ver lista) tomará as ações pré-definidas, que estarão especificadas nos termos de uso do site e do aplicativo. Para a liberação dos serviços, o usuário deverá procurar as empresas onde teve as contas bloqueadas para fazer a nova liberação de acesso, de acordo com a política antifraude de cada instituição.