Dúvidas Frequentes
1. O que é o Celular Seguro?
O Celular Seguro é um aliado no combate ao roubo e furto de telefones celulares no Brasil. A partir da plataforma https://celularseguro.mj.gov.br/ ou do aplicativo, o cidadão pode efetuar o alerta para o modo recuperação ou o bloqueio total de seu aparelho em caso de roubo, furto ou extravio. Os bancos e instituições financeiras parceiras também receberão o alerta do cidadão e bloquearão o acesso às contas, evitando fraudes financeiras.
Veja como utilizar o Celular Seguro em https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/celular-seguro/passo-a-passo.
2. Como acesso o aplicativo Celular Seguro?
O Celular Seguro está disponível na web ou por meio de aplicativo nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS).
É necessário ter uma conta gov.br ativa para efetuar o login no Celular Seguro.
3. Como funciona o aplicativo?
Na página inicial, após o login com sua conta gov.br, há quatro funções principais:
- Registrar telefone: registre seu número de telefone no aplicativo para facilitar o bloqueio rápido em caso de roubo, furto ou extravio, dificultando o uso indevido do seu aparelho.
- ATENÇÃO: o registro da linha telefônica no Celular Seguro deve ser feito pelo titular da linha na operadora de telefonia.
- Pessoas de confiança: cadastre pessoas de sua confiança para que possam emitir alertas em seu nome, caso você não tenha acesso ao aplicativo logo após uma ocorrência.
- Celulares com restrição: consulte se um celular possui alguma restrição por roubo, furto ou extravio, verificando o status do IMEI antes de adquirir um novo aparelho ou de habilitar sua linha em um celular usado.
- Emitir Alerta: em caso de ocorrência de roubo, furto ou extravio, você ou a pessoa de confiança cadastrada no Celular Seguro podem emitir o alerta de forma simples e eficaz.
- ATENÇÃO: o alerta pode ser emitido por você ou pela pessoa de confiança, mas a linha telefônica deve ter sido cadastrada no Celular Seguro em nome do CPF do titular da conta na operadora de telefonia.
Os alertas emitidos por meio do Celular Seguro são enviados para as operadoras de telefonia e para bancos e instituições financeiras parceiras, que promovem as seguintes ações:
- As operadoras validam a titularidade da linha telefônica e bloqueiam a linha ou o aparelho (IMEI), ou ambos.
- Os bancos e instituições parceiras validam o CPF e bloqueiam as contas de acesso a seus aplicativos.
Continua com dúvidas? Veja o passo-a-passo
4. Como faço o cadastro do meu celular?
Atenção: O cadastro de um número de telefone no Celular Seguro deve ser feito pelo TITULAR do plano na operadora de telefonia, pois as operadoras validam a titularidade da linha telefônica antes de executar o bloqueio da linha ou o aparelho (IMEI).
Para realizar o cadastro de um número de telefone:
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Selecione a opção “Registrar Telefone” na tela principal e, em seguida, clique em “Cadastrar telefone”.
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Preencha os campos obrigatórios e depois clique no botão “Cadastrar”.
Se você não é o titular do plano na operadora, solicite à pessoa responsável que registre o seu número de telefone no Celular Seguro.
5. O que fazer se meu celular estiver vinculado a um plano família e eu não for o titular do plano?
Neste caso, você deve solicitar ao titular do plano que se cadastre no Celular Seguro, caso ele ainda não tenha um cadastro, e que registre os números de telefone associados ao plano, por meio da função “Meus Telefones”.
Em seguida, ele deve incluir você como uma Pessoa de Confiança e associá-lo a um ou mais dos números de telefone registrados.
Desse modo, qualquer membro do grupo poderá emitir alertas para qualquer celular como pessoa de confiança e ter o bloqueio realizado com sucesso pela operadora.
ATENÇÃO: lembre-se que o alerta para “Instituições parceiras” irá bloquear as contas para o CPF que cadastrou os números de telefone. Portanto, desative o alerta para Instituições Parceiras, se não é isso que você deseja que ocorra.
6. Como faço para bloquear o celular no aplicativo, após uma ocorrência?
Se você já cadastrou seus números de telefone no Celular Seguro ou se você é uma Pessoa de Confiança:
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Selecione a opção EMITIR ALERTA e procure o número de telefone na lista “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”.
- Após a escolha do número de telefone, clique em “Emitir Alerta”.
- Preencha as informações necessárias sobre a ocorrência e clique no botão “Emitir Alerta”.
- Emitir alerta botão
- Selecione uma das opções para o tipo de bloqueio desejado:
- Modo recuperação: bloqueia apenas a linha telefônica e contas em instituições parceiras, possibilitando a recuperação do aparelho pelas autoridades policiais caso seja ativado com outra linha telefônica.
- Bloqueio Total: bloqueia o aparelho (IMEI), a linha telefônica e as contas em instituições parceiras. Com o bloqueio do aparelho, é mais difícil a recuperação do seu aparelho pelas autoridades policiais.
Escolha a opção que melhor atende ao seu objetivo e lembre-se: não será possível fazer alterações ou desfazer a ação por meio do aplicativo Celular Seguro.
7. Fiz o alerta, e agora?
Após a emissão do alerta, será gerado um número de protocolo. Guarde esse número, pois ele poderá ser solicitado.
Quando o usuário emite um alerta, as instituições e empresas parceiras (ver lista) recebem os dados da ocorrência. A partir daí, cada uma delas segue seu próprio procedimento de bloqueio. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa parceira está disponível para consulta nos termos de uso constantes no site do Celular Seguro.
Ressalta-se que apenas as operadoras de celular listadas no aplicativo realizam o bloqueio da linha e do IMEI. Caso a sua operadora não esteja entre as opções disponíveis (em "outras operadoras"), é recomendado entrar em contato diretamente com a operadora para solicitar a suspensão da linha. Nesse caso, o alerta enviado pelo aplicativo "Celular Seguro" resultará apenas no bloqueio de acesso aos bancos e instituições parceiras.
ATENÇÃO: é importante destacar que, mesmo com o registro no Celular Seguro, o cidadão deverá registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil do estado ou distrito federal.
8. Como faço para desbloquear as minhas contas?
Sempre que um alerta for emitido, será exibido um número de protocolo, que deverá ser armazenado por você.
O desbloqueio não é feito pelo Celular Seguro. Veja como proceder:
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Linha e IMEI: Você deve ir pessoalmente a uma loja oficial da sua operadora (não pode ser revendedora) e solicitar o desbloqueio. A operadora seguirá sua política antifraude interna.
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Bancos e instituições parceiras: O processo de desbloqueio deve ser feito diretamente com o seu banco ou instituição parceira.
9. Então o alerta no site ou aplicativo Celular Seguro funciona como um boletim de ocorrência?
Não. A emissão do alerta por meio do aplicativo Celular Seguro não substitui o Boletim de Ocorrência.
É muito importante que o usuário faça a comunicação do roubo, furto ou extravio nos canais disponíveis da Polícia Civil em seu estado, ou no Distrito Federal.
10. Após o bloqueio, em quanto tempo o usuário consegue acessar novamente as contas, por meio de um outro aparelho celular?
Para a liberação dos serviços eventualmente bloqueados, o cidadão deverá procurar as empresas em que teve as contas bloqueadas para fazer a liberação de seus acessos. Veja pergunta 8.
11. Recebi mensagem do Ministério da Justiça e Segurança Pública no Whatsapp. O que devo fazer?
Verifique a página Por que você recebeu uma mensagem sobre restrição no WhatsApp?
12. Como encontrar o IMEI?
O número IMEI do aparelho pode ser encontrado de diferentes formas:
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Na caixa do celular, geralmente impresso na embalagem.
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Atrás da bateria, para modelos com bateria removível.
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No próprio aparelho, abra o discador e digite: *#06#
13. Como sei se o celular que estou comprando tem boa procedência?
Verifique a situação do aparelho celular por meio da opção “Celulares com Restrição” do aplicativo Celular Seguro, no site https://celularseguro.mj.gov.br/ ou no site da Anatel, https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal/consulte-sua-situacao.
ATENÇÃO: Celulares que utilizam mais de um SIM Card (chip) possuem um número de IMEI para cada chip. Por isso, é necessário verificar cada um dos IMEIs individualmente. Faça a verificação mesmo que o aparelho seja novo.
14. O aplicativo Celular Seguro me apresentou um erro. O que fazer?
Atualize a versão do aplicativo nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS).
Lembre-se que todas as funcionalidades do aplicativo também estão disponíveis na versão web, acessível por meio da url https://celularseguro.mj.gov.br/.
15. O que acontece se eu registrar um telefone no Celular Seguro que não está cadastrado no meu CPF na operadora de telefonia e emitir um alerta para ele?
Por questões de segurança, as operadoras de telefonia só realizarão qualquer bloqueio se o CPF de quem cadastrou o número de telefone em “Meus telefones” for igual ao CPF do titular da linha na operadora de telefonia. Portanto, NENHUM bloqueio será realizado pela operadora (nem o da linha, nem o do IMEI), independentemente de quem gerou o alerta, se o cadastro não foi realizado pelo titular da linha.
16. O que devo fazer se o meu celular estiver com alerta de restrição?
Se você consultou o IMEI do seu celular por meio da função “Celulares com Restrição”, do Celular Seguro, e recebeu uma mensagem de “IMEI bloqueado” ou “IMEI com restrição”, apresente-se à Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularizar a situação.
17. Números de telefone internacionais poderão se cadastrar no Celular Seguro?
Não. Atualmente, o aplicativo Celular Seguro pode gerar alertas apenas para números de telefone do Brasil. Isso significa que não é possível registrar ou bloquear um aparelho associado a um número de telefone internacional.