Notícias
EMPREENDEDORISMO
Ministro Márcio França destaca empreendedorismo em Encontro Regional Indústria Porto
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou a importância de projetos e ações desenvolvidos no Porto de Santos e na região da Baixada Santista para a concretização de antigos sonhos, durante a abertura do 3⁰ Encontro Regional Indústria Porto, ocorrida nesta segunda-feira (19), no Parque Valongo. O evento reuniu autoridades e interessados em discutir o futuro do Porto de Santos, o maior porto do hemisfério sul, e das indústrias que dialogam com o setor portuário, exportando e importando seus commodities e a sua produção.
"Muitas obras aguardadas há décadas pela população vêm sendo realizadas, como o túnel Santos-Guarujá, o aprofundamento do canal do Porto de Santos, e a entrega do Parque Valongo, onde está sendo realizado este evento, que trazem a integração Porto-cidades e geram muitas oportunidades de negócios, inclusive para os pequenos empreendedores", afirmou o ministro.
França ainda ressaltou o momento muito positivo da economia, com menos inflação e mais emprego'. "Estamos completando um ano e oito meses do governo Lula e vemos como decisões políticas definem o desenvolvimento do país. Aqui, temos o.porto, um equipamento público, que precisa de uma gestão pública. Em curto prazo, obras que estavam paradas por tanto tempo, passaram a andar", reconhecendo a firme atuação do presidente do Porto, Anderson Pomini, também presente ao encontro.
Idealizado pela Wordcom Brasil, o Encontro Regional Indústria Porto é realizado desde 2022. O CEO da empresa, André Ursini, frisou que o evento é importante porque o Porto de Santos gera mais de 30 mil empregos só para a Baixada, com a perspectiva de gerar outros 25 mil, nos próximos 10 anos. Ele revelou que, no próximo ano, o encontro terá caráter nacional.
Prestigiaram a cerimônia o chefe de gabinete da vice-presidência da República, Pedro Guerra, representando o vice-presidente Geraldo Alckmin; o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; os deputados estaduais Solange Freitas e Caio França; a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo; o diretor de Infraestrutura do BNDES, Felipe Borin Vilen; o gerente de Relações Institucionais da Embratur, Nicolino Bozzella; o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Leonardo Gazillo, representando o prefeito de Guarujá, Válter Sumam, entre outras autoridades.